Conteúdo da Notícia

Comitê Estratégico realiza primeira reunião híbrida desde o início da pandemia e avalia números do Judiciário

Ouvir: Comitê Estratégico realiza primeira reunião híbrida desde o início da pandemia e avalia números do Judiciário

O Comitê Executivo Estratégico (Coex) do Poder Judiciário do Ceará realizou, nesta quarta-feira (29/09), a 5ª reunião para apresentar o andamento de projetos da Justiça estadual. Foi a primeira vez, desde o início da pandemia, que o encontro se deu de forma híbrida, por videoconferência, e também com gestores reunidos presencialmente no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), que abriga provisoriamente a Presidência Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), após o incêndio em sua sede, no início de setembro.

Em modo presencial, participaram a presidente do Judiciário cearense, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que abriu a reunião destacando a importância desse acompanhamento; a juíza Ana Cristina Esmeraldo, diretora do FCB; os juízes auxiliares da Presidência, Joriza Magalhães, Ricardo Alexandre e Emílio Viana; o superintendente da área Administrativa, Sérgio Mendes; e o superintendente da área Judiciária, Nilsiton Aragão; o chefe da Assessoria de Comunicação Social do TJCE, Ilo Santiago Jr.; e o chefe da Assistência Militar, Álvaro Júnior.

Participaram virtualmente da reunião o desembargador Abelardo Benevides Moraes, vice-presidente do TJCE; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho; o juiz auxiliar da Vice-Presidência, Marcelo Roseno; os secretários Pedro Sampaio (Infraestrutura) e Daniel Teles (Secretária Judiciária), entre outros. As apresentações da 5ª Reunião do Coex foram feitas, também por videoconferência, pela juíza Juliana Sampaio de Araújo, sobre os projetos da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ); Marcus Coelho, da Secretaria de Finanças (Sefin); e Rodrigo Xenofonte, da Consultoria Jurídica (Conjur) do TJCE.

Produtividade

Os superintendentes Sérgio Mendes e Nilsiton Aragão mostraram números sobre a produtividade no mês de agosto, do 1º e 2º Graus do Judiciário estadual. Os dados revelam crescimento em relação ao mês de julho, mesmo com a alta na demanda, já se aproximando da produção registrada em anos anteriores à pandemia.

Em seguida, os representantes da Conjur, Sefin e CGJ apresentaram a evolução dos projetos em suas áreas, com percentuais de cumprimento, medidas adotadas para assegurar prazos, avanços e eventuais intercorrências, recebendo os cumprimentos da presidente da Corte, pelo trabalho realizado.

 

Justiça em Números

Durante a reunião, também foram analisados dados do Relatório Justiça em Números 2021 (com dados referentes a 2020), divulgado nessa terça-feira (28/09) pelo Conselho Nacional de Justiça. De cordo com o documento, o Poder Judiciário do Ceará ocupa agora a 6ª posição em produtividade no ranking nacional dos tribunais de Justiça

A presidente Maria Nailde Pinheiro Nogueira parabenizou à equipe da Gestão pelos bons resultados, destacando o compromisso dos servidores e colaboradores com o trabalho, independente de questões como a pandemia, e ressaltando que o reconhecimento alcançado “é uma construção de muitas mãos, uma crescente, que envolve várias gestões”.

No encerramento, a desembargadora deixou uma mensagem de otimismo, ao lembrar que é preciso “olhar para trás com gratidão, olhar para cima com louvor, olhar para os lados com fraternidade, e olhar para frente com esperança. Que esses olhares sejam lemas e que a gente possa elevar sempre a nossa Instituição, o nosso Poder Judiciário. Juntos seremos cada vez mais firmes e fortes”.