O Planejamento Estratégico é uma técnica que pressupõe um intenso conhecimento da organização de uma instituição e das influências por ela recebidas das mudanças do ambiente nos aspectos políticos, econômicos, sociais e tecnológicos, visando mantê-la sempre em condições de prestar serviço de qualidade ao seu usuário.

Nos últimos anos, o Poder Judiciário tem reconhecido a importância do planejamento quanto ao melhor uso de recursos e aperfeiçoamento da qualidade do serviço entregue à sociedade, buscando cumprir sua missão principal, garantir Direitos e realizar Justiça à sociedade. Essa construção vem se consolidando através das gestões e sendo aperfeiçoada pelo trabalho realizado nos Planos anteriores:

Plano Estratégico 2007 – 2009 – Utilizou-se a “Plan x strategy” que adota princípios e conceitos do Planejamento Estratégico tradicional, como também do Balanced Scorecard – BSC e da Qualidade Total.

Plano Estratégico 2010 – 2014 – Aprovado pela Resolução nº. 02, de 21 de janeiro de 2010, e publicada no Diário da Justiça em 27 de janeiro de 2010, a construção do Plano foi conduzida em 2009 pela então Assessoria de Planejamento, que contou com a participação de magistrados e servidores, que apresentaram propostas de projetos a serem contemplados no plano.

Plano Estratégico 2015 – 2020 – Na Resolução nº 05, de 24 de abril de 2015, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado, mais especificamente seu Art. 9º, que prevê a revisão do referido Plano a cada mudança bianual da Gestão do TJCE, revisão esta que se configura em ajuste de indicadores, metas e/ou projetos estratégicos.

Plano Estratégico 2020 – 2030 – Na sua elaboração foram realizadas 13 oficinas colaborativas, divididas entre três etapas: Diagnóstico e análise organizacional, Formulação Estratégica e Alinhamento Estratégico, as quais contaram com a participação de mais de cinquenta integrantes do Poder Judiciário, dentre eles magistrados de primeiro e segundo grau e servidores, cujas deliberações foram validadas pela presidência e vice-presidência do TJCE, Corregedoria-Geral de Justiça, ESMEC, Juízes Auxiliares e as Superintendências Administrativa e Judiciária. Após a conclusão de todas as etapas, O novo Plano Estratégico do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará 2021-2030, encontra-se pronto, tendo sido instituído através da Resolução n° 07/2021 do Órgão Especial do TJCE.

Esse Plano foi idealizado para cumprir o desafio de lançar o direcionamento da instituição para um horizonte de dez anos, permitindo um maior alinhamento e acompanhamento das ações estratégicas ao longo do tempo, garantindo assim tomadas de decisão sólidas, que possuem estreita relação com aos objetivos estratégicos da organização através das diferentes gestões do Tribunal.

Os três direcionadores estratégicos básicos do Plano Estratégico TJCE 2030 são:

Missão: Garantir direitos para realizar Justiça no Ceará

Visão: Ser um tribunal de referência nacional em celeridade e eficiência, reconhecido por ser acessível e por contribuir com a redução das desigualdades

Valores: Celeridade; Efetividade; Transparência; Diálogo com a sociedade; Humanização e empatia; Ética; Acessibilidade; Inovação; Excelência nos trabalhos; Sustentabilidade