Conteúdo

Estratégia

DESDOBRAMENTO ESTRATÉGICO DE TIC

A Resolução 370 do CNJ, de 28 de janeiro de 2021 estabeleceu a Nova Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação, a qual nos trouxe em substituição ao antigo PETIC – Plano Estratégico de TIC, o agora instrumento de trabalho denominado Desdobramento da Estratégia.

O Desdobramento da Estratégia consiste em um instrumento que estabelece a Estratégia da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) para a prestação de um serviço de qualidade ao usuário, seja interno ou externo, considerando ainda as transformações ocorridas ante ao cenário politico, econômico, social e tecnológico, servindo para declarar os objetivos e as iniciativas estratégicas da Área de TI.

Este Desdobramento foi elaborado em alinhamento com o Planejamento Estratégico 2030 do TJCE e nele está representado o Painel e Contribuição da Setin, assim como também os indicadores e as metas a serem alcançadas, tendo como propósito, ainda, auxiliar e direcionar o acompanhamento, a avaliação e a execução dos projetos e ações.

Norma relacionada:

PORTARIA 594-2023 – Revisa os Indicadores e Metas do Desdobramento do Plano Estratégico 2030 da Secretaria de Tecnologia da Informação.

PORTARIA Nº 593-2023 – Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGETIC).

PORTARIA Nº 2682-2022 – Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTI).

 

PDTIC
O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) é o dispositivo que define as ações de Tecnologia da Informação que são apoio às atividades finalísticas do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), englobando os aspectos táticos para execução da estratégia de Tecnologia da Informação do Órgão.
Segundo a Instrução Normativa nº 04/2014, o PDTIC é “um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período”.
Salienta-se que o PDTIC/TJCE tem validade bienal, sendo ainda um plano sujeito a alterações, uma vez que leva em consideração as mudanças e atualizações que ocorrem constantemente no cenário econômico e tecnológico.
O PDTIC é elaborado apreciando-se as necessidades das diversas unidades pertencentes ao TJCE reportadas à Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) e fazem parte dele o Inventário de Necessidades, o Levantamento dos Recursos de TIC, o Plano de Contratações, o Plano Orçamentário e outras informações, sendo um desdobramento do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação com as ações a serem desenvolvidas para que as estratégias institucionais e nacionais do Poder Judiciário sejam alcançadas.

Pessoal de TI
A Política de Gestão de Pessoas de TI visa gerir, da melhor forma possível, os recursos humanos da instituição.
Ela é estabelecida levando-se em conta as necessidades, anseios, talentos e dificuldades dos colaboradores participantes da organização,
sendo de suma importância também para o desenvolvimento de medidas que proporcionem condições propícias para que os servidores da TI
desenvolvam novas habilidades e aperfeiçoem aptidões que já possuem.
Conforme consta na Resolução nº 211/2015 (CNJ), é necessária a definição e aplicação de uma política de gestão de pessoas que promova a
fixação de recursos humanos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Norma relacionada:

Satisfação do Cliente de TI