Conteúdo

Estratégia

PETIC

O Planejamento Estratégico de TIC consiste em um instrumento que estabelece a Estratégia da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) para a prestação de um serviço de qualidade ao usuário, seja interno ou externo, considerando ainda as transformações ocorridas ante ao cenário politico, econômico, social e tecnológico, servindo para declarar os objetivos e as iniciativas estratégicas da Área de TI.

O PETIC foi elaborado em alinhamento com o Planejamento Estratégico do TJCE e nele está representado o Mapa Estratégico da Setin, assim como também os indicadores e as metas a serem alcançadas, tendo como propósito, ainda, auxiliar e direcionar o acompanhamento, a avaliação e a execução dos projetos e ações.

Normas relacionadas:

Resolução 28_2019 – Plano Estratégico 2015-2020 de Tecnologia da Informação e Comunicação –  Revisa o Plano Estratégico 2015-2020 de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário do Estado do Ceará e dá outras providências.

Portaria 1935-2019_Indicadores e Metas do Plano Estratégico 2015-2020 de Tecnologia da Informação e Comunicação – Revisa os indicadores e Metas do Plano Estratégico 2015-2020 de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário do Estado do Ceará.

 

PDTIC

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) é o dispositivo que define as ações de Tecnologia da Informação que são apoio às atividades finalísticas do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), englobando os aspectos táticos para execução da estratégia de Tecnologia da Informação do Órgão.

Segundo a Instrução Normativa nº 04/2014, o PDTIC é “um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período”.

Salienta-se que o PDTIC/TJCE tem validade bienal, sendo ainda um plano sujeito a alterações, uma vez que leva em consideração as mudanças e atualizações que ocorrem constantemente no cenário econômico e tecnológico.

O PDTIC é elaborado apreciando-se as necessidades das diversas unidades pertencentes ao TJCE reportadas à Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) e fazem parte dele o Inventário de Necessidades, o Levantamento dos Recursos de TIC, o Plano de Contratações, o Plano Orçamentário e outras informações, sendo um desdobramento do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação com as ações a serem desenvolvidas para que as estratégias institucionais e nacionais do Poder Judiciário sejam alcançadas.

 

Política de Gestão de Pessoas de TI

A Política de Gestão de Pessoas de TI visa gerir, da melhor forma possível, os recursos humanos da instituição.
Ela é estabelecida levando-se em conta as necessidades, anseios, talentos e dificuldades dos colaboradores participantes da organização,
sendo de suma importância também para o desenvolvimento de medidas que proporcionem condições propícias para que os servidores da TI
desenvolvam novas habilidades e aperfeiçoem aptidões que já possuem.

Conforme consta na Resolução nº 211/2015 (CNJ), é necessária a definição e aplicação de uma política de gestão de pessoas que promova a
fixação de recursos humanos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Norma relacionada:

Resolução 30-2019_ Política de Gestão de Pessoas da Área de Tecnologia da Informação