Conteúdo da Notícia

Reunião virtual com 80 juízes discute a tramitação dos inquéritos policiais no Judiciário

Ouvir: Reunião virtual com 80 juízes discute a tramitação dos inquéritos policiais no Judiciário

Com o objetivo de organizar e tornar mais dinâmico o fluxo dos inquéritos policiais, a Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará promoveu reunião virtual, na tarde dessa segunda (18/05), com 80 juízes criminais do Estado. O encontro faz parte do Programa “Corregedoria Aberta”, canal direto de comunicação para esclarecimentos de dúvidas, sugestões e tratativa de temas relevantes para a Justiça cearense.

A reunião foi sugerida pelo corregedor-geral, desembargador Teodoro Silva Santos. “Fui procurado pelo procurador-geral de Justiça do Estado, Manuel Pinheiro, que solicitou um levantamento entre os juízes para saber a melhor forma de tramitação dos inquéritos policiais no Sistema de Informática do Judiciário”.

O juiz auxiliar da Corregedoria, César Morel, conduziu o encontro e explicou que o fluxo do inquérito entre Ministério Público do Ceará (MPCE) e autoridade policial “deve ser da forma mais direta, com a mínima interferência do Judiciário, no primeiro momento. Independente ou não do documento ter pedido judicial, ele somente será encaminhado para a unidade judiciária com a emissão do necessário parecer ministerial. Estamos encurtando caminhos de modo a agilizar a tramitação dos inquéritos”.

SAIBA MAIS
Inquérito policial é o conjunto de diligências (atos investigatórios) realizadas pela polícia judiciária (polícias civil e federal), com o objetivo de investigar as infrações penais e colher elementos necessários para que possa ser proposta a ação penal.