Conteúdo da Notícia

Programação do Mês da Mulher no Judiciário cearense inicia com parcerias para mobilizar a sociedade

Ouvir: Programação do Mês da Mulher no Judiciário cearense inicia com parcerias para mobilizar a sociedade

Imagine a situação: em uma sala de cinema, antes de assistir ao filme preferido, o público se depara com mensagens de artistas cearenses sobre os tipos de violência doméstica e sobre os canais de denúncia, exibidos na tela grande. Essa cena é real e pode ser conferida nas salas do Shopping Benfica, em Fortaleza, a partir desta segunda-feira (07/03).

A ação é uma das parcerias promovidas pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) com estabelecimentos públicos e privados, para a difusão da campanha Justiça pela Mulher (ação permanente para sensibilizar a população sobre o combate à violência doméstica e familiar). Neste mês de março, quando se celebra o Dia Internacional da Mulher (08/03), o TJCE preparou uma programação especial voltada também para a importância da equidade de gênero, com ações que visam valorizar a participação feminina na Justiça e na sociedade, além de celebrar as conquistas alcançadas pelas mulheres.

A abertura das atividades ocorre nesta terça-feira (08), às 9h30, em solenidade no hall de entrada do Fórum Clóvis Beviláqua, com a presença da presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira. Na ocasião, haverá o lançamento de publicação especial que ressalta a trajetória das magistradas cearenses, apresentações artísticas de colaboradoras do Judiciário e do Coral do TJCE, além de duas exposições em parceria com o Museu da Fotografia, denominadas “Olhar sobre o sensível” e “Mulheres plurais”.

No mesmo dia, serão promovidas diversas ações no Shopping Benfica, como parte da campanha Justiça pela Mulher. A mobilização consiste na exibição do vídeo “Cole essa ideia”, que tem como embaixador o cantor e sanfoneiro Waldonys, nas salas de cinema e também nos totens e TVs internas do shopping. Haverá ainda instalação com manequins, representando homens e frases de violência que as mulheres podem vivenciar no dia a dia. Na mesma exposição, banners contêm informações de incentivo às denúncias.

Das 14h às 18h, equipes dos Juizados da Mulher estarão no espaço Bem-Mulher, do shopping, para promover atendimento especializado e difundir as mensagens de combate à violência por meio de adesivos. “Parcerias como essa são muito importantes, porque permitem que as mensagens contra a violência façam parte da vida das pessoas, cheguem em ambientes frequentados na convivência cotidiana e se espalhem entre os vizinhos, os amigos, e alcancem a quem precisa de ajuda”, ressaltou a presidente do TJCE.

AÇÃO NAS ESCOLAS
Também no dia 8 de março terá início o I Festival de Música, Arte e Literatura Auri Moura Costa, que envolverá escolas públicas estaduais. Alunas caracterizadas de Maria da Penha, Auri Moura Costa, Cacique Pequena e outras mulheres de destaque no empoderamento feminino farão um desfile como uma das atividades. Haverá ainda palestra e reflexão sobre violência de gênero, com a assistente social do Tribunal. A iniciativa é feita em parceria com o 1º Juizado da Mulher de Fortaleza e ocorre a partir das 13h30, na Escola Carneiro de Mendonça, em Maracanaú.

SAÚDE E BEM-ESTAR
Ao longo do mês também serão realizadas outras atividades abordando os cuidados com a saúde e o bem-estar da mulher. Serão ofertados, por meio da Coordenadoria de Atenção à Saúde e Seção de Saúde do Fórum de Fortaleza, serviços como testes de glicemia, bioimpedância e aferição de pressão (15/03), além da palestra “Saúde da Mulher . As atividades são abertas ao público e ocorrem no Fórum Clóvis Beviláqua, sendo preciso apresentar comprovante de ciclo vacinal.

A programação do mês também é destaque nas redes sociais do Judiciário e será tema do próximo programa TJCE em Podcast.

SEMANA PELA PAZ EM CASA
Em paralelo às ações, ocorre ainda a Semana da Justiça pela Paz em Casa, de 7 a 11 de março, com o objetivo de dar celeridade aos processos sobre o tema. Segundo a desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra, que preside a Coordenadoria da Mulher do TJCE, a informação ampla a todas as camadas da população é a base para a prevenção e mudança de valores, evitando que novos casos de violência cheguem à Justiça.

Os esforços estão integrados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 5, da Agenda 2030 da ONU, que consiste em alcançar a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas.

SERVIÇO
Estabelecimentos públicos e privados interessados em participar da campanha Justiça pela Mulher podem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação pelo e-mail: marketing@tjce.jus.br.