Conteúdo da Notícia

Ministro Humberto Martins abre trabalhos da Corregedoria Nacional no TJCE

Ministro Humberto Martins abre trabalhos da Corregedoria Nacional no TJCE

Ouvir: Ministro Humberto Martins abre trabalhos da Corregedoria Nacional no TJCE

A Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), está no Ceará. O ministro Humberto Martins, à frente da Corregedoria, apresentou aos desembargadores, nesta segunda-feira (09/03), a equipe que deve permanecer no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) durante esta semana para realizar inspeção programada de rotina.
Na ocasião, o ministro disse que “é importante deixar claro que se trata de uma inspeção ordinária, um procedimento destinado a coletar dados acerca do funcionamento do Tribunal, como ele está desempenhando sua atividade com relação à área penal, cível. Nós queremos analisar todo o quadro de trabalho do Tribunal, nas mais diversas áreas de atuação, inclusive da área administrativa.” O Ceará é o 24º estado a ser visitado pelo Órgão.

O presidente do TJCE, desembargador Washington Araújo, ressaltou que “já estava programada, desde o ano passado, a vinda do corregedor. Esse é um trabalho muito importante porque, na visita que tivemos em 2018, da equipe do então corregedor ministro João Otávio de Noronha, nós percebemos uma série de detalhes que corrigimos e isso permitiu avançarmos na produtividade. Às vezes você está tão absorto no trabalho que sequer percebe certas nuances que, corrigidas, podem melhorar a prestação jurisdicional.”

Durante o encontro, o secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Mendes, apresentou o programa Celeridade e Produtividade ao ministro e sua comitiva, composta de juízes e servidores. A equipe conheceu as boas práticas do Judiciário estadual, que possibilitaram, pela primeira vez, julgar mais de meio milhão (504.083) de processos em um único ano (2019). Eles permanecem no TJCE até a próxima sexta-feira (13/03).

ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Pela tarde, o corregedor nacional Humberto Martins realiza atendimento ao público, na Sala de Convivência do Palácio da Justiça. A população é recebida por ordem de chegada, respeitando as prioridades, e poderá preencher formulário para registrar demandas relacionadas a excesso de prazo e reclamação disciplinar.

Leia também:

Corregedoria Nacional elogia trabalho desenvolvido no Fórum Clóvis Beviláqua