Conteúdo da Notícia

Judiciário cearense e Seduc debatem a importância do combate à violência doméstica e familiar

Ouvir: Judiciário cearense e Seduc debatem a importância do combate à violência doméstica e familiar

A importância do combate e prevenção à violência doméstica e familiar contra o gênero feminino foi tema, na tarde desta terça-feira (10/08), do evento virtual “Os colóquios temáticos: Juventudes do Ceará e atuação para o Século XXI”, que contou com a participação de representante do Poder Judiciário, por meio do 1º Juizado da Mulher de Fortaleza. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc), apresentou a oficina “Jovens Unidos pelo Fim da Violência contra a Mulher”, idealizado pela juíza titular da Unidade, Rosa Mendonça, e pela psicopedagoga Raieliza Maia. O tema foi escolhido pelos próprios estudantes da rede pública de ensino médio. Ao total, 250 pessoas participaram por videoconferência.

Desde 2010, que o projeto do 1º Juizado da Mulher da Capital percorre a rede pública escolar promovendo palestras direcionadas ao enfrentamento da violência sexista, combatendo o assédio sexual, estupro e outras formas de agressão sexual contra a mulher. Durante a apresentação, foram expostos os trabalhos de alunos, produzidos após as intervenções da unidade judiciária, como produções de desenhos, grafitagens e poesias.

A juíza Rosa Mendonça ressaltou a parceria entre o Judiciário e o órgão da Educação no combate à violência doméstica. “As questões da violência contra a mulher devem ser levadas a todos os jovens. Os alunos são fundamentais na multiplicação de boas condutas de cidadãos e cidadãs que combatam e não toleram a violência contra o público feminino. O 1º Juizado da Mulher está à disposição da Seduc”.

Para Raieliza Maia, que fez parte da equipe multidisciplinar do 1º Juizado da Mulher de Fortaleza, a unidade sempre se “preocupou em trabalhar projetos amparados pela Lei Maria da Penha para reduzir os índices de violência doméstica, divulgar a Lei e instigar as denúncias. Rosa Mendonça é uma juíza muito devotada à causa de prevenção à violência”.

A participação da magistrada no evento fez parte da campanha “Justiça pela Mulher”, promovida pelo Poder Judiciário do Ceará durante o mês de agosto, em comemoração aos 15 anos da Lei Maria da Penha.

INCENTIVANDO JOVENS

A abertura do evento foi feita pelo cordelista e cantor Tião Simpatia, que apresentou a música “O Valente Não é Violento” e o cordel “Lei Maria da Penha”. Após a participação do cordelista, os alunos presentes  manifestaram o gosto pela composição de poesias e se mobilizaram para formar um grupo para compartilhar obras de suas autorias.

Também ocorreu a palestra “O Brasil antes da Lei Maria da Penha e a Igualdade de Gênero”, conduzida pela advogada Aline Menezes, que atua no 1º Juizado da Mulher de Fortaleza como assessora jurídica. Ela apresentou todas as formas de violência sofridas pela mulher, como a física, psicológica e patrimonial. Na ocasião, alunos tiraram suas dúvidas e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha. O evento foi conduzido e coordenado pelo técnico da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil, psicólogo Marlon Coutinho.