Conteúdo da Notícia

Gestão do Tribunal de Justiça completa um ano com reunião de alinhamento dos projetos para 2024

Ouvir: Gestão do Tribunal de Justiça completa um ano com reunião de alinhamento dos projetos para 2024

Os gestores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) participaram, na tarde desta quarta-feira (31/01), de reunião para alinhamento dos projetos que serão implementados em 2024. O encontro foi realizado na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). Na ocasião, foram apresentados os planos para ampliação de atendimento do Judiciário à população cearense.

O presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, iniciou a reunião agradecendo à equipe de secretários e assessores que integram a administração. “Quero manifestar o meu reconhecimento pelo trabalho desenvolvido até agora e agradecer pelo que já conseguimos fazer. Isso me motiva a trabalhar com mais intensidade. Passado 2023, agora estamos pensando em 2024, com muitos sonhos, planos e nossa maior prioridade, que é o ser humano e o reconhecimento de seus eventuais direitos, com a devida celeridade”, ressaltou na ocasião.

Entre as ações debatidas para este ano, estão: a ampliação na força de trabalho com novas convocações de candidatos aprovados em concurso público; e a continuidade nas intervenções em edifícios da Justiça estadual, com reformas e novos fóruns no Estado, modernização de mobiliário, equipamentos de climatização e kits de áudio e vídeo para a realização de audiências e julgamentos.

Envolvendo a área de Tecnologia da Informação, estão previstas para 2024 a ampliação da capacidade de infraestrutura, a disponibilização de mais de 20 novos robôs, com atuação nas áreas administrativa e judiciária, e lançamento da nova TJNET. Também será priorizado o aperfeiçoamento da transparência dos dados, com o desenvolvimento de um novo Portal da Transparência, com a utilização de robôs para o acompanhamento das informações.

Em relação ao Processo Judicial Eletrônico (PJe), deve ser realizado o aprimoramento da ferramenta com melhorias no suporte e a integração com outros sistemas, como o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud), Sistema Nacional e Adoção e Acolhimento (SNA), entre outros.

Além disso, estão sendo desenvolvidas iniciativas para o aprimoramento da gestão e produtividade do 1° e 2° Graus, com o objetivo de ampliação do Índice de Atendimento à Demanda (IAD). Com o intuito de expandir o atendimento, até janeiro de 2025, serão implantadas 29 Centrais de Atendimento Judiciais (CAJs) no Interior.

Participaram da reunião o vice-presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Edna Martins, além dos juízes auxiliares da Presidência, secretários e assessores.