Conteúdo da Notícia

Projeto pedagógico “Ler é Legal” dá início a uma nova turma e traz a programação para este ano

Ouvir: Projeto pedagógico “Ler é Legal” dá início a uma nova turma e traz a programação para este ano

Na tarde desta quarta-feira (31/01) teve início mais uma turma do projeto pedagógico “Ler é Legal”, iniciativa desenvolvida para os auxiliares de Serviços Gerais do Poder Judiciário Cearense, com o objetivo de promover a formação de leitores apaixonados e engajados, enquanto amplia as perspectivas de conhecimento e crescimento pessoal.

Através da leitura e da exploração de diversos temas, o projeto multidisciplinar visa não apenas estimular o gosto pela leitura, mas também fortalecer habilidades essenciais para a vida e para o trabalho. Neste primeiro encontro de 2024, os participantes acompanharam o planejamento feito para todo o ano, sendo estimulados a se engajarem nas atividades.

Em fevereiro, o tema “Noções Básicas de Direito: Direito de Família, Direito Previdenciário, Direito da Mulher e Direito do Consumidor” será trabalhado pelos facilitadores Aline Monteiro de Freitas Menezes, assistente judiciária do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Fortaleza; Fátima Maria Rosa Mendonça, juíza de direito no 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Fortaleza; Lia Dias Pimentel Gomes, analista judiciária da Secretaria Judiciária de 1º Grau do Estado do Ceará; Gabriel Victor Barros Forte da Silva, da diretoria executiva da área Administrativa da Comarca de Fortaleza; e Renato Belo Vianna Velloso, juiz de direito do Núcleo de Justiça 4.0.

Quem deu as boas-vindas à nova turma foi a vice-diretora do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), juíza Daniela Lima da Rocha. “Fazia tempo que eu queria participar de uma ação do Ler é Legal, para experimentar essa energia que estou sentindo agora. Talvez seja, das ações voltadas para o desenvolvimento do ser humano que aconteceram de 2020 até aqui, uma das melhores. Fico muito feliz em acolhê-los. Certa vez, ouvi dizer que aprender a ler é semelhante a passar a enxergar, para quem era privado da visão. Aprender é algo que a mente nunca cansa de fazer e cada vez que aprendemos algo, enxergamos além. Que este grupo possa aproveitar o máximo possível, tanto do aprendizado, como dos colegas”, acolheu a magistrada.

E os frutos são percebidos ao ouvir quem já faz parte da iniciativa, como é o caso da Thainar Moura, que trabalha há um ano no FCB e participa pela terceira vez de uma nova formação. “Já participo do projeto e uma coisa que achei interessante é que inseriram o inglês no segundo semestre do ano passado, algo que muita gente tem dificuldade. É uma forma de reforçar o nosso crescimento. Eu espero que continue proveitoso assim, com as aulas boas, participações legais dos professores, porque aprendemos muito”, defende a auxiliar de Serviços Gerais.

Os encontros ocorrerão semanalmente, nas terças e quintas-feiras, de 14h às 15h30, e cada dia será destinado para uma turma de até 40 alunos. Cada encontro abordará um tema específico e contará com atividades variadas.