Conteúdo da Notícia

Em reunião marcada por forte emoção, desembargadores reafirmam pacto do Judiciário com a sociedade

Ouvir: Em reunião marcada por forte emoção, desembargadores reafirmam pacto do Judiciário com a sociedade

A Administração do Poder Judiciário estadual promoveu, nesta sexta-feira (10/09), reunião híbrida com todos os desembargadores que integram o Colegiado, tendo a Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) como sede. O encontro, o primeiro após o incêndio que atingiu a sede do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), na última segunda-feira (06/09), foi marcado por forte emoção e reforçou o compromisso pela manutenção do trabalho em prol da sociedade.

“Deixo meu agradecimento pela solidariedade e força que tenho recebido de cada um dos colegas desembargadores. Foi uma semana de muitas decisões e informações. Eu não queria encerrar essa semana sem que nós tivéssemos esse momento tão íntimo e próprio para a Corte”, iniciou a presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira. 

A chefe do Judiciário salientou que “vivemos perdas, mas, graças a Deus, perdas materiais. Ontem eu presidi a sessão, sem a minha querida toga, que estava sendo guardada nas dependências do Tribunal de Justiça do Ceará. Confesso que, com coragem, juntos, venceremos as dificuldades. Neste momento, eu compartilho com vocês toda a minha disposição. O Tribunal não é só um prédio, é também formado de pessoas que sofreram em razão desse incêndio, mas, com certeza, nós iremos nos reconstruir”. 

 

 

Disse, ainda, que esteve reunida com engenheiros do Tribunal e do Governo do Estado, na manhã desta sexta-feira, e recebeu notícias animadoras, “no sentido de que o patrimônio histórico maior do Judiciário está totalmente preservado, como o Memorial e a Capela. Para a Presidência, é um alento muito grande”.

O vice-presidente do TJCE, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, comentou que se surpreendeu e se chocou com o sinistro ocorrido durante a madrugada da última segunda-feira. “A despeito do impacto, todas as tratativas têm sido feitas, todas as providências têm sido tomadas, e o Tribunal vai equacionando. Certamente nós vamos encontrar as melhores soluções. Não falo só da Gestão, mas de todos os que fazem o Judiciário. Aqui é necessário um trabalho conjunto. Vai ser uma tarefa hercúlea”. 

GARANTIA DAS ATIVIDADES
O desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes também ressaltou a importância das providências adotadas desde o início da semana para garantir a manutenção das atividades na modalidade remota. “Continuamos nossas atividades normais, sem nenhum prejuízo, mas evidentemente precisaremos do espaço físico, por mais limitado que seja, e já ficou certo que a Vice-Presidência funcionará em salas do Fórum Clóvis Beviláqua assim que voltarmos ao trabalho presencial. Temos que, aos poucos, mostrar à sociedade que o Judiciário não parou. Perdemos um prédio importante, mas houve sessão, audiência, despachos, atos judiciais e administrativos diversos. Independente dessa tragédia, o Judiciário continua firme e forte, cumprindo suas metas”, acrescentou o vice-presidente.

Já o corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho, oriundo do quinto constitucional em vaga destinada à advocacia, afirmou que, “apesar dos oito anos de Tribunal de Justiça que completei, para mim, foi um baque muito grande. Imagine para aquelas pessoas mais antigas do Tribunal de Justiça.”. 

Ele não deixou de enaltecer a condução dos trabalhos por parte da presidente do TJCE. “Nunca vi tanta tranquilidade, tanta força, tanta determinação em uma única mulher. Isso, para nós, instituição, é muito confortável. Fico muito feliz em compor a gestão do Tribunal com vossa excelência e com o desembargador Abelardo”. E ainda colocou as instalações da Corregedoria à disposição dos demais desembargadores para eventuais atividades presenciais.

PARTICIPANTES
Participaram presencialmente da reunião as desembargadoras Vera Lúcia Correia Lima, Maria Iraneide Moura Silva, Tereze Neumann Duarte Chaves, Lígia Andrade de Alencar Magalhães, Marlúcia de Araújo Bezerra e Maria das Graças Almeida de Quental. Presentes, ainda, os desembargadores Francisco Lincoln Araújo e Silva, Carlos Alberto Mendes Forte, Teodoro Silva Santos, Heráclito Vieira de Sousa Neto, Mauro Ferreira Liberato, José Ricardo Vidal Patrocínio e Francisco Luciano Lima Rodrigues, diretor da Esmec.

De maneira virtual, participaram os desembargadores Francisco Gladyson Pontes, Mário Parente Teofílo Neto, Antônio Pádua Silva, Durval Aires Filho, Fernando Luiz Ximenes Rocha, Francisco Carneiro Lima, Francisco Darival Bezerra Primo, Francisco Bezerra Cavalcante, Maria Iracema Martins do Vale, Sérgio Luiz Arruda Parente, Maria de Fátima de Melo Loureiro, Rosilene Ferreira Facundo, Inácio de Alencar Cortez Neto, Paulo Francisco Banhos Ponte, Maria Edna Martins, Lisete de Sousa Gadelha, Lira Ramos de Oliveira, Raimundo Nonato, Maria do Livramento Alves Magalhães e Henrique Jorge Holanda Silveira.

Os juízes auxiliares da Presidência do TJCE, Joriza Magalhães Pinheiro, Ricardo Alexandre Costa e Emílio Medeiros Viana e o coordenador da Escola da Magistratura, Alexandre Sá, também acompanharam. Além deles, marcaram presença no encontro o superintendente da Área Administrativa do Tribunal, Sérgio Mendes de Oliveira Filho; e os titulares das Secretarias de Administração e Infraestrutura, Pedro Sampaio; de Tecnologia da Informação, Denise Norões; e da Secretaria da Judiciária de 2º Grau, Daniel Costa Teles; bem como o consultor jurídico do TJCE, Rodrigo Xenofonte, e os chefes das Assessorias de Comunicação, Ilo Santiago Jr.; e de Cerimonial, Silvio de Paiva Ribeiro.

Acesse aqui a galeria de fotos.