Conteúdo da Notícia

Compositores Jord Guedes e Tião Simpatia participam do TJCE em Podcast sobre a campanha Justiça Pela Mulher

Ouvir: Compositores Jord Guedes e Tião Simpatia participam do TJCE em Podcast sobre a campanha Justiça Pela Mulher

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) lançou neste mês de agosto a campanha “Justiça Pela Mulher – O Judiciário e você contra a violência doméstica”, em comemoração aos 15 anos da Lei Maria da Penha, aprovada em 7 de agosto de 2006. O cantor e sanfoneiro Waldonys se tornou embaixador da causa, com o slogan “Cole essa ideia”. Alguns artistas cearenses também aderiram. É o caso da cantora e compositora Jord Guedes e do poeta popular Tião Simpatia. A dupla participou do TJCE em Podcast e bateu um papo sobre o tema. Clique AQUI para ouvir.

Jord Guedes utiliza a música para combater a violência doméstica

Antes mesmo da ação do Poder Judiciário, ambos já atuavam no combate à violência doméstica. Jord Guedes é assistente social do 1º Juizado da Mulher de Fortaleza. Ela destacou no seu trabalho o projeto Ressignificarte, que usa a Música Popular Brasileira para refletir de forma crítica junto às vítimas sobre o que dizem as letras das canções. “A gente vai identificando aquelas que incentivam os vários tipos de violência e como influenciam no cotidiano”, explica.

Em 2020, a cantora ganhou o concurso de marchinhas do Shopping Benfica com a música “Não Perca o Ritmo Acerte o Passo”, que fala sobre a importância de a mulher identificar quando está sofrendo violência.

Já Tião Simpatia escreveu, em 2007, a “Lei Maria da Penha em Cordel”, um ano depois em que foi sancionada. Ele também gravou o show “Mulher de Lei” em DVD, que reúne tudo que o artista produziu em torno da Lei. No TJCE em Podcast ele fala do papel do homem nessa luta. Clique AQUI para ver o vídeo do cordel.

Tião Simpatia também aderiu à campanha

A Maria da Penha costuma dizer que não se pode trabalhar equidade de gênero só com mulheres. Essa responsabilidade é de todos os atores da sociedade. E chamá-los [os homens] para a responsabilidade, para a conscientização, é de suma importância até porque nós, realmente, somos frutos de uma cultura machista”, reconhece.

O TJCE em Podcast vai ao ar quinzenalmente nas plataformas de streaming de áudio, como Spotify, Google Podcast, Apple Podcast, Castbox e no site do Tribunal de Justiça. Abaixo, segue os canais de atendimento para as vítimas de violência doméstica.

  • Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180
  • Polícia Militar – Ligue 190
  • O Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza: (85) 98822.8570 e (85) 98597.7670 (apenas para as vítimas)
  • Central de Atendimento Judicial (CAJ): cajfortaleza@tjce.jus.br, para atendimentos e informações sobre processos e WhatsApp para casos de urgência: (85) 988691236
  • Assessoria de Polícia Comunitária (PMC): (85) 8902-3372, e-mail: apcom.pmce@gmail.com
  • Delegacia da Mulher: (85) 3108.2950
  • Alô Defensoria”: 129
  • Aplicativo Direitos Humanos BR (permite o envio de fotos e vídeos que contribuam para a denúncia)