Conteúdo da Notícia

Com acolhida a pais e alunos, Creche-Escola do TJCE inicia calendário escolar de 2022

Ouvir: Com acolhida a pais e alunos, Creche-Escola do TJCE inicia calendário escolar de 2022

Com segurança e de olho na prevenção à Covid-19, foram iniciadas, nesta segunda-feira (24/01), as atividades educacionais de 2022 para alunos da Creche Escola Felisbela Benvinda Guimarães, do Poder Judiciário do Ceará. O retorno às aulas, que marcou a inauguração da turma de 1º ano do Ensino Fundamental (antiga alfabetização), contou com momento de acolhida aos pais e alunos e recebimento de material escolar e de apoio às atividades escolares. 

O ato de boas-vindas coube à coordenadora pedagógica Cleide Marli Matias de Oliveira, que recebeu pais e alunos da instituição destacando a nova turma, que se une às crianças do Infantil II ao V para ampliar o atendimento da unidade.

A novidade foi uma conquista da Gestão da presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira para qualificar ainda mais a formação educacional dos pequenos. O objetivo é que, com a instalação das turmas de ABC, tendo a capacidade da creche aumentada de 120 crianças para 150 alunos e o número de salas de aula também ampliado – de oito para dez -, as crianças possam já sair com mais firmeza na leitura e na escrita.

O retorno seguro das crianças obedeceu a todos os protocolos contra a Covid-19, com a coordenadora da Creche, Mônica Cruz de Souza Andrade, também reforçando a importância desses cuidados e fazendo votos de boas vindas à instituição.

CREDENCIAMENTO
Durante seus 22 anos de funcionamento, a instituição funcionava com a licença dada e renovada periodicamente pelo Conselho Municipal de Educação. Desta vez, a coordenadora fez a solicitação formal, junto ao Conselho Estadual de Educação, que é um órgão vinculado à Casa Civil do Governo, responsável pelo ensino fundamental,  conseguindo o certificado para seu exercício legal.

O credenciamento terá validade até o dia 31 de dezembro de 2024. “Periodicamente, a instituição de ensino precisa renovar o credenciamento junto ao Conselho de Educação. No caso da Creche Escola, em 2024, passaremos pelo processo de recredenciamento”, informou a coordenadora Mônica Cruz.

Para o advogado Marcelo Gadelha, marido da técnica judiciária Clarissa Gadelha, pai de Júlia e Levi, que estudam na Creche, é “maravilhoso o retorno às aulas, num ambiente bem mais agradável e colorido”, acrescentando que a escola sempre se preocupou com os protocolos de segurança e higiene para todos os alunos, professores e colaboradores.

MAIS DE DUAS DÉCADAS DE ATIVIDADES
A Creche-Escola foi inaugurada em 5 de agosto de 1999, durante a gestão da desembargadora Águeda Passos Rodrigues Martins, então com cada classe contando com 15 alunos, distribuídos em Infantil II, III, IV e V, turmas A e B. O 1o. ano do ensino fundamental também foi dividido em duas turmas.

A Creche-Escola do Tribunal de Justiça é um benefício do Judiciário aos filhos e netos de servidores e magistrados, cujo acesso é viabilizado por uma taxa mensal, descontada em folha. A instituição, que oferece Educação Infantil (II ao V) em tempo integral (8h às 18h), recebe crianças de 1 a 6 anos. Além do ensino regular, disponibiliza atividades extracurriculares (balé, judô e futebol) e os alunos têm quatro refeições ao dia, incluindo almoço e jantar.

A unidade, que passou por reformas nos últimos meses, com troca de piso e pinturas renovadas, dispõe de 36 profissionais, entre professores, auxiliares, enfermeira, fonoaudióloga, psicólogo e nutricionista. Ao todo, são 120 vagas disponibilizadas em edital lançado sempre no segundo semestre do ano anterior à oferta. A Creche funciona na Rua Roberto Silva, 70, bairro Edson Queiroz, ao lado da Escola Superior da Magistratura (Esmec).

Acesse AQUI a galeria de fotos.