Conteúdo da Notícia

Mais 20 unidades do Interior recebem treinamento para expansão do PJe a partir desta segunda-feira

Ouvir: Mais 20 unidades do Interior recebem treinamento para expansão do PJe a partir desta segunda-feira

Terá continuidade, nesta segunda-feira (24/01), treinamento virtual específico para juízes, servidores e outros usuários da Justiça, como membros do Ministério Público, Defensoria Pública, delegados de Polícia e advogados, que irão utilizar o Sistema Processo Judicial eletrônico (PJe) no âmbito de unidades do Interior com competência de Juizado Especial Cível e Criminal (JECC).

Desta vez, serão contemplados os usuários que atuam diretamente nas unidades que integram o 6º Ciclo de Implantação e Migração do PJe (Veja aqui a relação das unidades que compõem cada ciclo). Também poderão participar usuários que eventualmente tenham perdido os treinamentos dos ciclos já concluídos (1º ao 5º). Para participar, é necessário se inscrever previamente. Clique aqui para ter acesso aos links de inscrição de cada categoria de usuário.

As aulas desta etapa ocorrem ao longo de toda a semana, encerrando na próxima sexta-feira (28/01). Durante esse período, os prazos dos processos da competência de JECC ficam suspensos. Após os treinamentos de cada ciclo, os processos começam a ser migrados do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) para o PJe.

Desde o princípio dos trabalhos, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), vem capacitando os usuários, com o objetivo de expandir o Sistema PJe para tramitação dos processos judiciais no âmbito do Poder Judiciário estadual. As Comarcas de Trairi e Itapajé foram as primeiras a receberem o projeto-piloto.

Sobre o PJe
O PJe foi desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com diversos Tribunais e tem a participação consultiva do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Advocacia e de Defensorias Públicas.

Dentro da perspectiva da Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ), a finalidade é que o PJe torne-se um único sistema, gratuito, que incentiva o desenvolvimento colaborativo entre os Tribunais, permitindo que façam adequações conforme as necessidades e garantindo, ao mesmo tempo, a unificação do trâmite processual no país.