Conteúdo da Notícia

Creche do Poder Judiciário vai atender alunos do 1° ano do Ensino Fundamental em 2022

Ouvir: Creche do Poder Judiciário vai atender alunos do 1° ano do Ensino Fundamental em 2022

Uma boa notícia para os pais e mães que têm filhos na Creche-Escola do Poder Judiciário cearense. Na manhã desta sexta-feira (19/11), a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, após conversa com a coordenadora da Creche-Escola do Poder Judiciário, Mônica Cruz, comunicou que a partir do calendário letivo de 2022, serão ofertadas vagas para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental (antiga alfabetização). Veja o VÍDEO da presidente sobre o assunto.

A magistrada comemorou o fato de que, no próximo ano, haverá a primeira turma do ABC da Creche. “É como um presente de Deus, para mim, ter possibilitado essa iniciativa na minha Gestão. É uma grande conquista para todos aqueles que têm filhos e filhas estudando na Creche”, externou.

A Creche funcionava há 22 anos, com a licença dada e renovada periodicamente pelo Conselho Municipal de Educação. Desta vez, a coordenadora fez a solicitação formal junto ao Conselho Estadual de Educação, que é um órgão vinculado à Casa Civil do Governo, responsável pelo ensino fundamental, e conseguiu o certificado para seu exercício legal.

De acordo com Mônica Cruz, o credenciamento foi dado até o dia 31 de dezembro de 2024. “Periodicamente a instituição de ensino precisa renovar o credenciamento junto ao Conselho de Educação. No caso da Creche Escola, em 2024 passaremos pelo processo de recredenciamento”, explica.

Com a instalação das turmas de 1º ano, a capacidade da creche vai aumentar de 120 crianças para 150 alunos. O número de salas de aula também foi ampliado. Vai passar de oito para dez.

Ainda segundo a coordenadora, a criança vai sair da creche com mais firmeza na leitura e na escrita. Além disso, crianças que têm algum tipo de deficiência também serão privilegiadas. “Na creche sempre precisamos considerar o coletivo, o grupo de crianças que compõe a turma. Além disso, observar a individualidade de cada criança é muito importante e a particularidade de cada aluno tem a nossa atenção especial. Então acreditamos que a conclusão do processo de alfabetização na Creche Escola trará um grande ganho para todas as crianças e será muito positivo para todos.”, diz otimista.

Das 28 crianças na turma que vai para o 1º ano do Ensino Fundamental, uma tem o transtorno do espectro autista. “Na escola, hoje, temos 112 crianças no total. Dessas, temos nove crianças com algum tipo de deficiência ou de transtorno”, informou.

A iniciativa foi uma demanda dos próprios pais, servidores do Tribunal, para que a criança saia, pelo menos, com a alfabetização concluída.