Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça do Ceará leva campanha Agosto Lilás para Fiec nesta segunda-feira

Ouvir: Tribunal de Justiça do Ceará leva campanha Agosto Lilás para Fiec nesta segunda-feira

Com a presença de integrantes do Judiciário cearense, autoridades do Poder Público e empresários, um evento na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) vai marcar o lançamento da campanha Agosto Lilás para a entidade de classe. A solenidade ocorre a partir das 9h desta segunda-feira (08/08), na sede da Fiec, oportunidade em que também o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) vai apresentar parcerias conjuntas com o segmento da Indústria local, como forma de fortalecer ações voltadas ao combate à violência contra a mulher.

Dentre as iniciativas apresentadas, haverá o relançamento da campanha “Sinal Vermelho” e o anúncio do selo “Mãos Dadas pela Paz em Casa” e detalhes do projeto “Um Novo Caminhar”. A presidente da Corte, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira; a presidente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Judiciário cearense, desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra, e a desembargadora Andréa Mendes Bezerra Delfino estarão presentes na cerimônia.

A adesão da Fiec ao selo “Mãos Dadas pela Paz em Casa”, idealizado e oferecido pelo Tribunal, que deve ser lançado oficialmente em novembro por ocasião dos 21 dias de ativismo contra a violência doméstica, ocorre no intuito de reconhecer empresas parceiras engajadas, seja com programas de promoção, capacitação ou apoio financeiro e operacional à causa.

Já o projeto “Um Novo Caminhar”, existente desde 2015, consiste em capacitar mulheres visando o mercado de trabalho. Criada para incluir mulheres vítimas de violência doméstica, a proposta é oferecer um resgate da autoestima, da esperança e da valorização profissional dessas pessoas.

A campanha “Sinal Vermelho”, idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por sua vez, volta a ser destacada pelo Poder Judiciário cearense após dois anos. Em 2020, em meio aos primeiros momentos da pandemia, a ação teve por finalidade permitir que as mulheres em todo país pudessem pedir ajuda de forma discreta e silenciosa. Inicialmente, a parceria foi concretizada com farmácias, por serem locais de fácil acesso e que permaneceram com o serviço presencial durante o isolamento. Posteriormente, outros estabelecimentos aderiram à mobilização.

PROGRAMAÇÃO 

No dia 05/08:

14h – Palestra – Aniversário de 16 anos de sanção da Lei Maria da Penha, com a juíza Rosa Mendonça e a escritora Socorro Osterne Local: Casa da Mulher Brasileira;

9h às 17 – Evento sobre Lei Maria da Penha: Aspectos Teóricos e Práticos, com palestra da juíza Teresa Germana Lopes de Azevedo, no auditório da OAB-CE;

No dia 08/08:

9h – Evento de lançamento da campanha Agosto Lilás, na Fiec;

11h – Abertura da Exposição “O Que Não Nos Disseram”, no Fórum Clóvis Beviláqua;

15h – Inauguração da CAJ Mulher, no 1º Juizado da Mulher, bairro Benfica;

No dia 11/08:

9h – Palestra durante o 1º Ciclo de Diálogos sobre a Lei Maria da Penha do Ministério Público – com a juíza Rosa Mendonça, evento apenas no formato virtual.

Agenda2030 JustiçaMulher