Conteúdo da Notícia

Tarefas executadas por robô nas Turmas Recursais otimizam em até dez vezes o tempo

Ouvir: Tarefas executadas por robô nas Turmas Recursais otimizam em até dez vezes o tempo

Uma atividade que levaria até 2 horas para ser feita por um servidor levou apenas 13 minutos para ser executada. Esse foi o tempo que o Robô II precisou para incluir 176 processos na pauta de julgamento da 5ª Turma Recursal. O trabalho foi realizado nesta segunda-feira (16/11) e faz parte do projeto-piloto que o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) vem implementando para otimizar os serviços no Fórum das Turmas Recursais.

Além da celeridade, o analista judiciário da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJCE, Gilberto George Conrado de Souza, destaca outros benefícios da ferramenta. “As vantagens são muitas, mas ressalto o aumento da produtividade, a prevenção de doenças causadas por esforço repetitivo, bem como a possibilidade de se tirar servidores de tarefas mecânicas e designá-los para funções que exijam esforço intelectual”. Disse, ainda, que o sistema não veio substituir o servidor, mas auxiliar.

Na sexta-feira (13/11), o robô também foi usado na 6ª Turma Recursal com sucesso. Na ocasião, incluiu 229 processos na pauta de julgamento. “Precisou apenas de 22 minutos. Como é um trabalho que exige concentração, um servidor faria em até 4 horas. Então, com tanta agilidade, todos saem ganhando, seja o Judiciário ou a população”, afirma Karyna Ribeiro, servidora do Núcleo de Produtividade Remota do 1º Grau.

TRABALHO EM CONJUNTO
O projeto-piloto conta com a parceria da Universidade de Fortaleza (Unifor), por meio do Programa de Pós-graduação em Informática Aplicada. Inicialmente a equipe da Unifor cria o robô e testa em um “ambiente de testes”. Em seguida, o robô é disponibilizado aos servidores do TJCE que o utiliza em ações que tramitam no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). Agora, a equipe de profissionais da Unifor e TJCE estão trabalhando para criar um robô que vai auxiliar especificamente os juízes, no trabalho de decisões.

A primeira vez em que o robô foi utilizado no Judiciário foi em 22 de outubro, oportunidade em que, somente em 1 hora de execução, movimentou 262 processos referentes à 6ª Turma Recursal e 20 processos na 5ª Turma.