Conteúdo da Notícia

Semana de Conciliação é aberta no Fórum Clóvis Beviláqua

Semana de Conciliação é aberta no Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: Semana de Conciliação é aberta no Fórum Clóvis Beviláqua

A Justiça cearense deu início, na manhã desta segunda-feira (14/09), à Semana Nacional de Conciliação – Meta 2, que deve realizar, aproximadamente, 10 mil audiências. A abertura do evento ocorreu no Fórum Clóvis Beviláqua e, simultaneamente, as sessões de conciliação começaram a ser feitas no Escritório de Prática Jurídica (EPJ) da Universidade de Fortaleza (Unifor).
Estiveram presentes o desembargador Ernani Barreira, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE); o vice-presidente, desembargador José Arísio Lopes da Costa; o corregedor geral da Justiça, desembargador João Byron de Figueirêdo Frota; o diretor do Fórum, Francisco José Martins Câmara, e a gestora da Meta 2 na Comarca de Fortaleza, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.
A programação começou com a execução do Hino Nacional Brasileiro, pelos acordes do músico Waldonys, que também interpretou o jingle cearense da conciliação: “Conciliar é legal”, uma composição do desenhista e artista plástico Hermínio Castelo Branco, o “Mino”, em parceria com seu filho João Eduardo Botelho. O padre Carlos Antônio Alcântara de Lima abençoou a abertura do evento.
Em seu discurso, o presidente do TJCE destacou que, com iniciativas como a Semana de Conciliação, o Ceará continuará marchando rumo a uma melhor prestação jurisdicional. “Essa Semana de Conciliação – Meta 2 será repetida mais vezes neste ano, de sorte que, no fim de 2009, nós possamos ver cumprida a determinação do Conselho Nacional de Justiça: o julgamento de todos os processos que foram distribuídos até 31 de dezembro de 2005” (objetivo da Meta 2).
A desembargadora Nailde Pinheiro convocou a sociedade a participar da Semana de Conciliação e pediu às pessoas com audiências agendadas para o evento que não deixem de comparecer ao EPJ da Unifor, local onde as partes estão se encontrando em busca de soluções por meio do diálogo.
Depois dos discursos das autoridades, uma revoada de pombos e balões coloriu o céu da manhã de segunda-feira. Por fim, as crianças da Orquestra Jovem de Fortaleza interpretaram “Aquarela do Brasil”, sob a regência do maestro Ricardo William Lopes.
As audiências da Semana da Conciliação vão até esta sexta-feira (18/09), sempre das 8h às 17h. Cerca de 150 servidores da Justiça e quase 100 estagiários estão atuando como conciliadores voluntários. Também auxiliam no trabalho estudantes do curso de Direito da Unifor, membros da Defensoria Pública, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil ? Secção do Ceará.
Também compareceram à solenidade as desembargadoras Maria Iracema do Vale Holanda, Maria Estela Aragão Brilhante, Gisela Nunes da Costa, Maria Sirene Sobreira; os desembargadores José Mário dos Martins Coelho e Francisco Lincoln Araújo e Silva; a procuradora geral de Justiça, Socorro França; a defensora pública geral do Estado, Francilene Gomes; além de juízes e servidores do Judiciário cearense.