Conteúdo da Notícia

Judiciário mobilizado para a Semana da Conciliação que começa nesta segunda-feira

Judiciário mobilizado para a Semana da Conciliação que começa nesta segunda-feira

Ouvir: Judiciário mobilizado para a Semana da Conciliação que começa nesta segunda-feira

Os primeiros 1.760 processos dos 6 mil da Comarca de Fortaleza que foram incluídos na Semana da Conciliação já estão na Universidade de Fortaleza (Unifor), onde as audiências serão realizadas de 14 a 18 deste mês. Eles foram levados nesta sexta-feira (10/09) para garantir que tudo esteja pronto na manhã da próxima segunda-feira, quando começam os trabalhos. Em todo o Estado, cerca de 9 mil processos farão parte da Semana da Conciliação deste ano.
As sessões conciliatórias terão início após a solenidade de abertura, a ser realizada ao lado da entrada principal do Fórum Clóvis Beviláqua. A programação está marcada para começar às 8 horas com a execução do Hino Nacional Brasileiro e com a bênção do Padre Carlos Antônio Alcântara de Lima, da Paróquia do Cristo Redentor. Em seguida, o músico Waldonys vai cantar a música ?Conciliar é Legal?, de autoria do cartunista Mino e de seu filho, João Eduardo, e a Semana da Conciliação será oficialmente aberta com a palavra do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ernani Barreira Porto, e do diretor do Fórum, juiz Francisco José Martins Câmara.
?O CNJ (Conselho Nacional de Justiça), em boa hora, antecipou a Semana da Conciliação que sempre é realizada em dezembro por causa da Meta 2, que busca julgar processos distribuídos até 31 de dezembro de 2005. Estamos na expectativa de ter o êxito que registramos nos anos anteriores. A mobilização está sendo grande tanto na Capital quanto no Interior. A nossa equipe está trabalhando para selecionar os processos passíveis de conciliação e para convocar as pessoas?, destaca a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, gestora da Meta 2 no âmbito da Comarca de Fortaleza.
O diretor do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor, Francisco Otávio de Miranda Bezerra, salienta a importância da integração entre a Universidade e o Judiciário cearense. ?Esse é um momento ímpar em que a Universidade está colaborando diretamente para uma Justiça mais célere. Vejo que esse momento não é só de aprendizagem, mas também de criar a cultura de paz no aluno, e não a cultura de litígio?, afirma.
As audiências da Semana da Conciliação serão realizadas na próxima semana das 8 horas às 17 horas e todas as pessoas que foram intimadas pela Justiça podem usufruir, gratuitamente, do transporte público para se locomoverem até o Fórum Clóvis Beviláqua e à Unifor.
Para ter direito ao benefício, é necessário ir, portando a intimação judicial, à sede do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindônibus), na avenida Borges de Melo, nº 60, bairro Aerolândia, ou a um dos pontos de venda de vale-transporte localizados nos terminais de Integração: Papicu, Messejana, Antônio Bezerra e Parangaba.