Conteúdo da Notícia

Representantes de instituições agradecem doações da campanha Outubro Rosa promovida pelo TJCE

Ouvir: Representantes de instituições agradecem doações da campanha Outubro Rosa promovida pelo TJCE

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) encerrou, nesta sexta-feira (29/10), as atividades da campanha Outubro Rosa. A chefe do Poder Judiciário, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, entregou 345 lenços a três instituições que atuam com mulheres vítimas de câncer de mama.

“Somos servidores públicos pagos pelo Estado para servir a sociedade, a quem devemos prestar um trabalho de excelência. Mas a nossa atuação está além do julgamento de processos. Na nossa Gestão, primamos também pela humanização do Poder Judiciário, por isso estamos atentos aos problemas enfrentados pela população, como é o caso das mulheres que estão tratando o câncer de mama”, salientou a presidente.

Participaram da entrega dos lenços a presidente da Associação Toque de Vida, Mary Ferreira Dias; a presidente e a coordenadora da Associação Lua Rosa, Karla Veruska Dias e Aletheia Lima, respectivamente; e a Flávia da Silva Lima, responsável pelo setor financeiro do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon). Cada instituição recebeu 115 lenços.

“Queria parabenizar o Judiciário cearense pela presteza nas demandas que apresentamos, especialmente solicitações de medicamentos e tratamentos. As pacientes ficam felizes porque realmente precisam dessa resposta célere”, destacou Karla Veruska Dias.

As representantes das instituições ainda ressaltaram a importância da doação dos lenços para as mulheres em tratamento. “Muitas ficam tristes quando perdem o cabelo, não querem que apareça a carequinha. Esses lenços devolvem a autoestima delas”, afirmou Mary Dias.

A campanha promovida pelo Poder Judiciário arrecadou mais de 500 lenços. Na última quarta-feira, dia 27, o Tribunal já havia feito a entrega para a Associação Nossa Casa de Apoio a Pessoas com Câncer, que também recebeu kits de higiene pessoal.

AUTOCONHECIMENTO PARA PREVENIR

Também nesta sexta-feira houve a palestra “Outubro Rosa: por que só o autoexame não é suficiente?”, ministrada pela fisioterapeuta oncológica Letícia Tavares. O evento, realizado no Auditório Floriano Benevides, no Fórum Clóvis Beviláqua, teve transmissão, ao vivo, pelo canal do TJCE no YouTube.

A especialista falou sobre o autoconhecimento das mamas para o diagnóstico precoce e disse que as mulheres acima dos 40 anos devem estar atentas para a periodicidade da consulta com mastologista e de exames como a mamografia. Ainda explicou que é importante manter um estilo de vida saudável, com boa alimentação, prática de exercícios, sem tabagismo e com controle do consumo de álcool para prevenir a doença.

Letícia Tavares também esclareceu como funciona a atuação do fisioterapeuta desde o diagnóstico do câncer de mama, durante o tratamento e, principalmente, na recuperação. “Precisamos reforçar que essas mulheres podem sim recuperar os movimentos e ter uma vida completamente ativa depois do câncer”.

AUTOESTIMA
Depois houve a exposição do projeto social da tatuadora Patrícia Borboleta, que atua voluntariamente na reconstrução dos mamilos de mulheres que passaram tiveram câncer de mama. “São pacientes que já finalizaram o tratamento e já receberam autorização médica para passar por esse procedimento que visa devolver a autoestima depois do trauma”.

A atividade foi mediada pela Assistente de Unidade Judiciária do 1º Juizado da Mulher de Fortaleza, Aline Menezes.

Ao longo de todo o mês, o Judiciário cearense promoveu palestras e outras atividades educativas e solidárias, com o objetivo de sensibilizar para a doença, que é o tipo de câncer mais incidente em mulheres no Brasil e no mundo. A campanha trouxe como tema “A prevenção é o melhor caminho”, ressaltando a importância do diagnóstico precoce.