Conteúdo da Notícia

Presidente do TJCE recebe visita do arquiteto Roberto Castelo, que planejou o prédio da sede do Poder Judiciário

Ouvir: Presidente do TJCE recebe visita do arquiteto Roberto Castelo, que planejou o prédio da sede do Poder Judiciário

A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, recebeu a visita do arquiteto Roberto Castelo, professor aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC), que planejou o prédio do Tribunal, no Cambeba, em Fortaleza. O encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira (29/10), no Fórum Clóvis Beviláqua, onde está funcionando provisoriamente a Presidência do Tribunal.

Para a desembargadora, o momento representou o resgate da emoção, porque o trabalho da equipe está concentrado na reconstrução da estrutura, que teve parte atingida por incêndio no dia 6 de setembro deste ano. “Quero entregar o prédio a todos que sentem a falta dele. Estamos nos empenhando para devolvê-lo à sociedade, usuária dos serviços, aos servidores e magistrados, que precisam da sede da nossa instituição.”

O professor Roberto Castelo afirmou que o edifício foi construído para abrigar a Secretaria da Fazenda do Estado, com características burocráticas, e acabou cedido ao Judiciário. O arquiteto disse acreditar na necessidade de se fazer uma nova estrutura, adequada às particularidades do TJCE, ligada à parte que não foi atingida pelo sinistro.

“O Tribunal tem suas especificidades, que não são cobertas por aquele edifício. Então, tudo leva a crer que se deva fazer do antigo prédio um apoio burocrático para o prédio do Tribunal de Justiça. O novo prédio deve ser a sede do Tribunal, principalmente das atividades judiciais. Dessa forma, ficariam atendidas as especificidades do Tribunal. E é isso que a presidente está procurando, atender de forma adequada”, destacou o professor, responsável por outros projetos como o da Assembleia Legislativa e o da Arena Castelão.

Os engenheiros do TJ e da Superintendência de Obras Públicas (SOP) do Estado estão trabalhando de forma conjunta na recuperação, modernização e ampliação do local.

Também participaram do encontro o secretário de Administração e Infraestrutura do Tribunal, Pedro Ítalo Sampaio; a gerente de Engenharia do TJCE, Anita Guimarães; a diretora de Projetos de Edificações da SOP, Aline Cordeiro; e os arquitetos da Superintendência, Adriano Seoane e Felipe Landim.