Conteúdo da Notícia

Região Norte ganha reforço no combate à violência de gênero com inauguração da Casa da Mulher Cearense em Sobral

Ouvir: Região Norte ganha reforço no combate à violência de gênero com inauguração da Casa da Mulher Cearense em Sobral

Mais uma unidade da Casa da Mulher Cearense é instalada para ampliar a rede de combate à violência doméstica e familiar no Estado. O equipamento foi inaugurado nessa quinta-feira (30/06), no Município de Sobral, e atenderá os casos da Região Norte do Estado. A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, participou da inauguração do espaço, que conta com atendimento humanizado às vítimas e oferece vários serviços de apoio e proteção.

Em seu discurso, a desembargadora enfatizou que o equipamento vem, cada vez mais, “engrandecer o trabalho da Justiça estadual. Este lugar, que leva o nome de uma grande educadora, que também fez história no Ceará, professora Maria José, terá a assistência de magistrados e funcionará como uma unidade completa, contemplando não só a cidade de Sobral, mas outros 18 municípios da Região Norte, que serão atendidos e beneficiados com uma estrutura multidisciplinar que vai acolher a mulher e sua família”.

A presidente da Corte lembrou que, quando assumiu a Presidência do TJCE, viu naquela oportunidade a importância de ampliar o número de Juizados da Mulher para que trabalhassem no combate à violência contra o gênero feminino. “Externei ao então governador do Estado, Camilo Santana, minha vontade de trabalhar pela assistência à mulher e consegui a criação de três unidades de apoio: em Maracanaú, Crato e Sobral.”

Em sua fala, a governadora do Estado, Izolda Cela, ressaltou que a iniciativa tem na sua “essência os princípios de integração, articulação e colaboração entre as instituições e os serviços públicos”.

Para Ana Ivna de Sousa, da União Brasileira de Mulheres, o espaço é uma “conquista para todas a mulheres, principalmente neste momento em que estamos vivendo, com o aumento dos dados da violência contra o público feminino no Brasil. Em Sobral temos a grande honra de estar com essa casa de proteção. Aqui precisa ser também um local de desconstrução do machismo e do patriarcado. As mulheres sobralenses e da Região estão de parabéns pela conquista. Com esse equipamento, nos sentiremos mais protegidas”.

Participaram ainda do evento a titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana; a defensora pública geral, Elizabeth Chagas; o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron; o prefeito de Sobral, Ivo Gomes; a vice-prefeita de Sobral, Cristiane Coelho; a presidente da Casa da Mulher Brasileira, deputada Augusta Brito; a coordenadora da Casa da Mulher Cearense, Maria Ribeiro Lopes; e demais autoridades.

O ESPAÇO
A Casa da Mulher Cearense vai disponibilizar vários serviços de órgãos públicos em um só local: (Tribunal de Justiça, Delegacia da Mulher, Ministério Público, Defensoria Pública e Atendimento Psicossocial). No dia 8 de março deste ano, foi inaugurada a primeira unidade no Município de Juazeiro do Norte, que está atendendo 29 municípios da Região do Cariri. O equipamento tem uma equipe capacitada em atendimento humanizado e é coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Estado. Mais quatro unidades estão previstas para serem inauguradas nos Municípios de Quixadá, Tauá, Crateús e Iguatu.

CANAIS PARA DENUNCIAR A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180
Disque Direitos Humanos – Disque 100
Polícia – Ligue 190

Agenda2030 JustiçaMulher