Conteúdo da Notícia

Projeto que resgata obras de autores cearenses lança “Pareceres de José de Alencar”

Projeto que resgata obras de autores cearenses lança “Pareceres de José de Alencar”

Ouvir: Projeto que resgata obras de autores cearenses lança “Pareceres de José de Alencar”

O Conselho Editorial e de Biblioteca do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) lançou, nesta quinta-feira (26/07), a reedição do livro “Pareceres de José de Alencar”, publicado originalmente em 1960. O lançamento da publicação ocorreu na Presidência do TJCE.
O presidente do Tribunal, desembargador Gladyson Pontes, que assina a apresentação desta edição, disse ter ficado muito honrado “de também fazer parte desse trabalho elaborado pelo Conselho Editorial”. O magistrado destacou que a obra revela a sapiência e cultura jurídica do autor em variados temas”.

Para o desembargador Paulo Francisco Banhos Ponte, que está à frente do Conselho, a iniciativa é um reconhecimento ao escritor cearense que “desempenhou com muito virtuosismo diversas atividades, como romancista, senador, ministro e jurista. Hoje, estamos fazendo livros que serão importantes para o nosso Tribunal e para a sociedade”.
Além disso, houve a apresentação da publicação, que tem 242 páginas, durante a sessão do Órgão Especial do TJCE. Na ocasião, os desembargadores parabenizaram o trabalho realizado. Esse é o segundo exemplar do projeto “Obras Jurídicas Cearenses – Resgate Histórico”, que seleciona e republica títulos jurídicos de escritores cearenses.

CONSELHO
O Conselho é constituído pelos desembargadores Paulo Ponte (presidente), Lira Ramos de Oliveira e Durval Aires Filho; e pelos juízes Emílio de Medeiros Viana e Joriza Magalhães Pinheiro. O secretário é o servidor Francisco Hudson Pereira Rodrigues. O grupo tem como atribuições aprovar, para fins de publicação, obras encaminhadas à Editora do Tribunal de Justiça para edição ou coedição. Também tem a competência de planejar, definir e supervisionar as atividades desenvolvidas pela Biblioteca do Judiciário e demais acervos bibliográficos; entre outras.