Conteúdo da Notícia

Presidente do TJCE participa do início das aulas do curso MBA em Gestão Pública

Presidente do TJCE participa do início das aulas do curso MBA em Gestão Pública

Ouvir: Presidente do TJCE participa do início das aulas do curso MBA em Gestão Pública

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes, esteve presente ao início das aulas do “MBA em Direito: Gestão Pública”, na manhã desta quinta-feira (26/07), na Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmec). Participam da capacitação 27 magistrados e 13 servidores da área administrativa do TJCE.
“É momento de muita felicidade e gratidão, por estarmos realizando um sonho, uma ideia concebida ainda na transição da gestão do TJCE. As instituições precisam investir na qualificação de seus gestores, a exemplo da iniciativa privada. Na gestão pública isso tem valor muito mais significativo pois, apesar de não haver concorrência, existe a exigência cada vez maior de qualidade por parte do cidadão que demanda o serviço público”, destacou o presidente do Tribunal.
Além disso, defendeu a busca do constante aprimoramento. “Sabemos da importância que tem o conhecimento científico, nas atividades de juízes e servidores para exercer melhor seu mister [função]. Certamente sairão do curso com uma visão mais ampliada para enfrentar os desafios do Poder Judiciário.”
O diretor da Esmec, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, disse que o MBA faz parte de projeto da atual gestão do Tribunal para “aperfeiçoar magistrados e servidores para atuarem como gestores do Judiciário”. Afirmou que o curso é um passo histórico na modernização da Justiça cearense, a exemplo da reforma administrativa, priorização do 1º Grau e avanços na informatização.
O vice-diretor da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas/Rio de Janeiro (FGV/RJ), professor Antonio Maristello Porto, explicou os objetivos da capacitação. “Na medida em que tivermos juízes mais capacitados, teremos decisões melhores e mais eficientes”, referindo-se a melhorias que virão tanto em termos processuais como no gerenciamento das varas.
A primeira disciplina, Administração das Unidades Judiciárias, está sob responsabilidade da professora Maria Elisa Bastos Macieira. O MBA tem carga horária de 432 h/a e as disciplinas são ministradas uma vez por mês, em três dias seguidos (quinta e sexta-feira, das 8h30 às 18h30; e sábado, das 8h30 às 12h45). É resultado de parceria entre TJCE, Esmec e FGV.
Fonte: Esmec