Conteúdo da Notícia

Presidente do TJCE acompanha em shopping de Fortaleza mobilização para conscientizar a sociedade sobre violência doméstica

Ouvir: Presidente do TJCE acompanha em shopping de Fortaleza mobilização para conscientizar a sociedade sobre violência doméstica

Com o objetivo de sensibilizar a população cearense sobre o combate à violência contra o gênero feminino, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) firmou parcerias com estabelecimentos públicos e privados para difundir a campanha “Justiça Pela Mulher”. A iniciativa foi conferida de perto pela chefe do Judiciário estadual, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que visitou na tarde desta segunda-feira (21/03), o Shopping Benfica, parceiro do Tribunal na luta contra a violência doméstica, que segue por todo o mês de março. A magistrada foi recebida pelo empresário e fundador do estabelecimento, João Soares.

Atuando em conjunto com a Justiça cearense, o shopping está exibindo, nas salas de cinema e também em totens e TVs internas do espaço, o vídeo “Cole essa ideia”, que tem como embaixador o cantor e sanfoneiro Waldonys. O conteúdo audiovisual orienta a sociedade a denunciar qualquer tipo de agressão contra a mulher, por meio dos canais de assistência: 180 (Central de Atendimento à Mulher) e 190 (Polícia).

O público também encontra no shopping, alguns manequins representando agressores, além de frases de violência que as mulheres sofrem no dia a dia. Na mesma exposição, banners contêm informações de incentivo às denúncias.

“Agradeço a oportunidade que o Shopping Benfica nos proporcionou, de levar ao público presente a nossa mensagem contra a violência doméstica. João Soares, a sua parcela de contribuição com o Poder Judiciário, neste mês de março, tem sido de grande relevância. O feminicídio está sendo muito bem trabalhado na atual Gestão. A mulher que sofre violência encontra amparo em nossa Instituição. Este momento é muito importante, em que estamos dizendo à sociedade, que a mulher não pode se isolar, no momento em que se sente ameaçada. Ela tem por obrigação levar ao Judiciário o conhecimento dessa violência, porque somente assim, estará preservando sua própria vida e, muitas vezes, evitando maiores problemas para sua família”, destacou a presidente do Tribunal, ao reforçar a importância da iniciativa e da parceria.

Também presente, a titular do 1º Juizado da Mulher de Fortaleza, juíza Rosa Mendonça, enfatizou que “há mais de 10 anos, a Unidade conta com a parceria do Shopping Benfica na divulgação da Lei Maria da Penha, instrumento eficiente na defesa dos direitos do gênero feminino. O Poder Judiciário está aqui para mostrar que a mulher não está sozinha, mas para ampará-la e fazer cumprir a lei. Existe toda uma rede de atendimento para encorajá-la a denunciar. Somente com a denúncia é que o flagelo da violência pode cessar. Momentos como esses são importantíssimos para as pessoas tomarem conhecimento da eficácia da Lei Maria da Penha. O Judiciário está trabalhando, com muita determinação, para evitar, cada vez mais, os altos índices de violência contra a mulher”.

O empresário João Soares afirmou que o Shopping Benfica, fundado há 22 anos, tem como princípios, além da cultura e das artes, a responsabilidade social. “Esperamos que a sociedade entenda que chegou a vez da mulher, que está ocupando posições de destaque em todas as áreas. O Benfica tem a honra de receber uma magistrada tão competente no que faz, e a desembargadora Nailde Pinheiro, que tem demonstrado capacidade de superar dificuldades que aconteceram nesses últimos dois anos. Ela está aqui resoluta para defender a classe das mulheres, a qual ela pertence com muita honra”.

AÇÕES REALIZADAS
O TJCE lançou a campanha “Justiça pela Mulher” em agosto do ano passado, também lembrando os 15 anos da Lei Maria da Penha. Desde então, já foram realizadas ações em estádio de futebol, durante o jogo Ceará X Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro, e nas padarias, com a veiculação de mensagens contra a violência doméstica e familiar em embalagens de pão, bolos e biscoitos. Houve ainda a elaboração da série de vídeos “Cole essa ideia”, em que artistas cearenses usaram adesivos com o slogan “Justiça pela Mulher: O Judiciário e você contra a violência doméstica”.

Veja mais fotos na GALERIA.

SERVIÇO
Estabelecimentos privados e órgãos públicos interessados em participar da campanha Justiça pela Mulher podem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação pelo e-mail: marketing@tjce.jus.br.