Conteúdo da Notícia

Polícia Militar concede medalha à presidente do TJCE durante comemoração dos 187 anos da corporação

Ouvir: Polícia Militar concede medalha à presidente do TJCE durante comemoração dos 187 anos da corporação

Os relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), continuam sendo reconhecidos por instituições cearenses. Nesta terça-feira (24/05), a magistrada recebeu a Medalha Grande Mérito da Polícia Militar (PMCE), concedida pelo Comando Geral da Polícia Militar do Estado. A homenagem ocorreu durante a celebração dos 187 anos da Corporação.

“Sinto-me muito feliz em receber esta honraria concedida por tão nobre Corporação. Essa condecoração da PM ficará gravada na minha memória. Parabenizo a Instituição pela passagem dos seus 187 anos de existência”, agradeceu a presidente do TJCE.

Na ocasião, a desembargadora enfatizou o papel desempenhado pela PMCE. “A área da Segurança Pública é muito delicada e exige vocação, determinação e coragem dos policiais: homens e mulheres dignos de toda a nossa reverência. Todos dias, eles enobrecem esta honrosa Instituição, que foi criada em 24 de maio de 1835. A Polícia Militar do Estado vem se dedicando à sociedade cearense, fazendo um trabalho relevante na preservação da ordem pública, sua missão constitucional, mantendo vivo os ideais de preservação da ordem, tranquilidade das famílias e segurança dos cidadãos”.

O comandante-geral da PM, coronel Márcio Oliveira, agradeceu as parcerias dos órgãos estaduais e destacou que “os tempos modernos exigem das instituições ações efetivas e conectadas com a expectativa da sociedade, enquanto organismos de Estado, caminhando rumo à modernização dos processos administrativos e operacionais, visando levar ao cidadão cearense e àqueles que nos visitam, uma segurança pública de qualidade. Neste momento festivo, a Polícia Militar não poderia deixar de homenagear os agraciados como forma de gratidão, respeito e reconhecimento”.

A Medalha foi instituída para distinguir pessoas e/ou entidades civis, militares e policiais civis ou militares, que comprovadamente tenham prestado relevantes serviços à corporação em qualquer campo de atividade. Além da presidente do TJCE, o juiz Paulo de Tarso, integrante do Juizado do Torcedor e de Grandes Eventos do Judiciário cearense, também foi condecorado com a honraria, assim como outras 10 personalidades cearenses.

Na oportunidade, o desembargador do TJCE e diretor da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), Francisco Luciano Lima Rodrigues, recebeu a Medalha do Mérito Policial. Além disso, foram entregues ainda as medalhas José Martiniano de Alencar a 187 homenageados.

Também estiveram presentes ao evento a governadora do Estado, Izolda Cela; o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Sandro Caron; e demais autoridades da área da segurança.

PERFIL
Maria Nailde Pinheiro Nogueira nasceu no Município de Aurora, Cariri cearense. É filha de João Pinheiro do Amaral e de Josefa dos Santos. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), turma de 1982, tem curso de Especialização em Direito Processual Civil, também pela UFC, sendo a autora do livro ‘O Direito Sucessório do Cônjuge e do Companheiro’. Antes de ingressar na magistratura, trabalhou como escrevente no Cartório Miranda Bezerra. Em 1986, aprovada em concurso público, iniciou a carreira de magistrada na Comarca de Marco, em seguida passou por Jucás e Icó, e respondeu pelas Comarcas de Acaraú, Santana do Acaraú, Saboeiro e Orós. Em 1992, foi promovida para Fortaleza. Na Capital, atuou na 11ª Vara Criminal, na 1ª Vara de Delitos de Tráfico e Uso de Substâncias Entorpecentes, e na 20ª Vara de Família e Sucessões, transformada na 4ª Vara de Sucessões.

Em 2009, pelo critério do merecimento, assumiu como desembargadora do TJCE. No biênio 2015/2017, foi vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e ocupou a Presidência daquela Corte entre 2017 e 2019. Foi vice-presidente do Judiciário cearense (2019/2020) e atualmente é a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (2021/2023). Em março de 2022, a magistrada foi agraciada com a Medalha da Abolição, maior honraria do Estado. Em abril, foi condecorada com a Medalha Boticário Ferreira, concedida pela Câmara Municipal de Fortaleza.

Para ver mais fotos clique na GALERIA.