Conteúdo da Notícia

Entrega de 17 mandados aos pretendentes de adoção no Fórum Clóvis Beviláqua marca o Dia Nacional da Adoção

Ouvir: Entrega de 17 mandados aos pretendentes de adoção no Fórum Clóvis Beviláqua marca o Dia Nacional da Adoção

O Dia Nacional da Adoção, celebrado nesta quarta-feira (25/05), foi marcado pela entrega de 17 mandados de adoção às famílias que receberam a sentença favorável do Judiciário estadual. Com esse documento, é possível obter nova certidão de nascimento dos filhos, já com os dados dos pais e avós.

A abertura da solenidade foi conduzida pela presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) do TJCE, desembargadora Lígia Andrade de Alencar Magalhães. “Esse dia é maravilhoso, emocionante, marca a realização do sonho de cada família, de ver o fim do seu processo e tem nos braços a criança que esperou por tanto tempo”, destacou.

A diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Ana Cristina Esmeraldo, participou da cerimônia e falou da emoção desse momento não só para as famílias, como também para magistrados e servidores do Judiciário. “Aquilo que toca a nossa humanidade, aquilo que nos lembra da nossa essência como pessoas é o amor, e é o amor que a gente vê neste momento nessa sala. É o amor que faz a pessoa chegar e fazer um pedido de adoção. É o amor que faz muitas vezes você ser escolhido como pai ou como mãe”.

A titular da 3ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, unidade competente para processar e julgar processos de adoção, juíza Alda Maria Holanda Leite, e a coordenadora das Varas da Infância e Juventude da Capital, juíza Mabel Viana Maciel, que é auxiliar privativa da 3ª Vara, fizeram a entrega dos mandados.

DEPOIMENTOS
Keiliane Viera e Geziel Alves comemoraram o recebimento do mandado de adoção de Emanuel, de cinco anos. “Mal consegui dormir direito essa noite porque é um momento muito esperado, né? A gente passa por todo um processo, avaliações. Então é emocionante saber que agora ele finalmente vai ganhar o sobrenome da família”, afirmou a mãe.

“Estou muito feliz porque de lá pra cá foi uma luta. E hoje estou fazendo aniversário, é um presente que Deus está dando pra mim”, acrescentou o pai, Geziel Alves. O casal tem outra filha, Fernanda Eloá, de três anos.

A família de Maria Laura, de um ano e 11 meses, também compareceu. Padrinhos, avó, pais e o irmão, Benjamin, de cinco anos, festejaram o momento. “Foram cinco anos de espera desde o momento em que optamos pela adoção e graças a Deus valeu a pena a chegada da nossa filha”, lembrou a mãe, Cristiane Tomé Machado.

“A Laura é a complementação que faltava, veio para abrilhantar mais ainda o nosso amor, a nossa vida, a nossa felicidade”, complementou o pai, Antônio Ronaldo Rodrigues Machado.

 

A conclusão do processo de adoção de Pedro Henrique, de 11 anos, era aguardada com ansiedade por Cleonice Nascimento Aquino. “Só Deus sabe o quanto esperei por esse momento e, se pudesse, iniciaria tudo de novo”. A alegria é compartilhada pelo garoto. “Estou muito feliz e a minha mãe vai me levar pra comer esfirra, pra comemorar”.

HABILITAÇÃO
Durante o evento, a chefe da Seção de Cadastro de Adotantes e Adotandos da Comarca de Fortaleza, Débora Melo, entregou os certificados de habilitação para adoção às pessoas que fizeram o curso obrigatório para serem inscritas no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).

O professor Edson Luiz Nascimento da Silva foi um dos 26 habilitados. Ele relatou a emoção de receber o documento em uma data tão especial. “Estou há dois anos na entrega de documentos, desde o começo da pandemia, esperando junto com a minha família para que isso aconteça o mais rápido possível, até porque fui adotado e hoje em dia quero adotar uma criança para retribuir a Deus e ao universo tudo de bom que aconteceu comigo”, afirmou.

Participaram da solenidade o defensor público Adriano Leitinho, que atua na 3ª Defensoria da Infância e Juventude, e a coordenadora de Processos Administrativos e Judiciais da Infância e Juventude da Comarca de Fortaleza, Nathália Cruz, além de servidores que atuam na área.

OUTRAS ATIVIDADES
Também nesta quinta-feira, o TJCE participou de twittaço, seguindo a campanha “Adotar é amor”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o propósito de engajar os internautas a favor da adoção. Ainda foi divulgado vídeo com histórias de adoção, que você pode conferir clicando AQUI. Além disso, o Fórum Clóvis Beviláqua recebeu a iluminação na cor roxa, escolhida pelo CNJ para a campanha deste ano.

As atividades em comemoração ao Dia Nacional da Adoção continuarão nesta quinta-feira (26/05), às 14h. A Coordenadoria de Processos Administrativos e Judiciais de Infância e Juventude promoverá curso de atualização para os pretendentes habilitados no SNA que estão perto de iniciar a formação de vínculo. A capacitação será no auditório Agenor Studart, localizado no nível 2 do setor azul, no FCB.

Já na sexta-feira (27/05), às 10h, será realizada visita guiada à Casa do Menor São Miguel Arcanjo, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), onde haverá encontro com crianças e adolescentes aptos à adoção e pretendentes para proporcionar divertimento aos jovens, bem como promover a sensibilização em relação à adoção tardia.

Para ver mais fotos clique na GALERIA.

Agenda2030