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Participantes elogiam capacitação sobre Escuta Ativa realizada pelas Ouvidorias do TJCE e do TJRJ

Ouvir: Participantes elogiam capacitação sobre Escuta Ativa realizada pelas Ouvidorias do TJCE e do TJRJ

Uma parceria entre as Ouvidorias dos Tribunais de Justiça do Ceará (TJCE) e do Rio de Janeiro (TJCE), além da Escola de Administração Judiciária (ESAJ), resultou no curso “Escuta Ativa e Respeito: um Curso muito além da Inclusão”, que teve seu último encontro virtual realizado na segunda-feira (25/07).

A capacitação teve início em 5 de julho e prosseguiu nas segundas-feiras seguintes do mês, por meio da plataforma Zoom. Além das Ouvidorias, a capacitação teve a coordenação da diretora da ESAJ, doutora Lúcia Frota Pestana de Aguiar e, como instrutora, a professora Patricy Justino, coordenadora Estadual de Justiça Internacional, Memória e Verdade e Suplente do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH) do Estado do Rio de Janeiro.

A juíza Juliana Kalichsztein, do TJRJ, ouvidora-geral na corte fluminense e responsável pelo conteúdo do treinamento, classificou a iniciativa como uma “experiência única e inovadora na união de equipes de dois Tribunais para capacitação de seus Servidores na área das Ouvidorias”. Ela destacou ainda a “extrema competência” dos professores envolvidos no treinamento proporcionado pela ESAJ.

Já a servidora da Ouvidoria do Poder Judiciário Cinthia Mesquita considera que o curso deve ajudar a aprimorar o atendimento, em benefício do cidadão que busca o serviço da Justiça. “A parceria mostrou-se extremamente eficiente. Compartilhamos informações, experiências que nos possibilitarão melhorar nossos serviços através de um atendimento mais empático, humanizado e consciencioso, para melhor ajudar o cidadão que nos procura. Afinal, saber ouvir é um ato fundamental para a prestação de um serviço mais eficiente”, elogiou.

Outra participante do curso, a estagiária de Pós-Graduação da Ouvidoria do TJCE, Ana Paula Monte de Lima, considerou como “experiência única” a ocasião. “O curso superou as minhas expectativas. Essa formação trouxe um olhar prezando por entender melhor o que o outro diz, com a devida atenção, respeito e interesse em buscar soluções e poder ajudar. Realizar a escuta ativa de forma empática, com acolhimento, apoio e encorajamento”, ressaltou.

SAIBA MAIS
Desenvolvida pelos psicólogos norte-americanos Carl Rogers e Richard Farson, em artigo publicado no ano de 1957, a Escuta Ativa – ou Active Listening – é uma metodologia voltada para o ambiente de trabalho que busca estabelecer um diálogo verdadeiro, a partir de uma troca entre os participantes.

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