Conteúdo da Notícia

Lançado 2º Ciclo Anual do Programa + GESTÃO do Judiciário cearense

Ouvir: Lançado 2º Ciclo Anual do Programa + GESTÃO do Judiciário cearense

Magistrados e servidores de 34 unidades de 1º e 2º Graus, da Capital e do Interior, participaram nesta terça-feira (06/04) do lançamento do 2º Ciclo Anual do Programa +GESTÃO. O evento ocorreu por meio virtual e contou com a presença da presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

Durante o início dos trabalhos, a desembargadora parabenizou as unidades selecionadas pela participação no +GESTÃO e destacou os desafios de melhorarem a qualidade dos serviços prestados à sociedade. “No momento que assumem mais este compromisso, é uma prova do quão engajados e comprometidos estão em fazer do nosso egrégio Tribunal de Justiça do Ceará, uma instituição melhor, atenta aos anseios e necessidades dos jurisdicionados e da sociedade por um judiciário mais eficiente e célere”.

A presidente também disse ter ficado bastante contente pela quantidade de interessados no programa. Inicialmente, estavam previstas no máximo 30 vagas, contudo foram inscritas 34. “Fico feliz em ver que houve tanto interesse em participar e se capacitar, sempre com o objetivo de prestarmos melhores serviços à sociedade.”

Na ocasião, a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Ana Cristina Esmeraldo, disse que a iniciativa representa uma evolução na forma de gerenciar e administrar a Justiça, pois permite promover melhorias na eficiência. “A sede de melhorar a cada instante nos mantém com entusiasmo”, ressaltou. A magistrada enfatizou ainda que “tão importante quanto o certificado é a busca pelo conhecimento”.

Em seguida, a secretária da Planejamento e Gestão do TJCE, Camila Alencar, e o coordenador de Gestão da Qualidade, Marcelo Braga, realizaram apresentação sobre a contextualização do + Gestão e apresentação de metodologia, fases, cronograma e condução do programa. O evento contou ainda com a palestra “Desafios da Gestão em um Novo Contexto de Transformação Digital”, ministrada por João Paulo Mota, sócio diretor do Instituto Publix.

A relação das unidades participantes do 2º Ciclo consta no Edital nº 32/2021, publicado no Diário da Justiça do dia 30 de março. Para conferir o documento clique aqui.

Etapas
Com previsão de durar sete meses, durante o 2º Ciclo as unidades irão participar de oficinas de capacitação, monitorias de acompanhamento e suporte, além de outros eventos e interações. As atividades ocorrerão prioritariamente no formato virtual.

A fase seguinte é a de auditoria, na qual as unidades deverão comprovar a adoção dos instrumentos e práticas de gestão do modelo proposto. Será também aferido o ganho de produtividade, evidenciado por meio dos indicadores e respectivas metas pactuadas durante a fase da implantação. Esse trabalho ocorrerá no período de novembro de 2021 até janeiro de 2022.

Ao final desse percurso, as unidades poderão receber a certificação “Gestão Judiciária”, em um dos três níveis de maturidade em gestão – Aprendizado, Rumo à excelência e Excelência – de acordo com os resultados apurados na fase de auditoria.