Conteúdo da Notícia

Justiça cearense destaca os 15 anos da Lei Maria da Penha com a ampla campanha “Justiça pela Mulher”

Ouvir: Justiça cearense destaca os 15 anos da Lei Maria da Penha com a ampla campanha “Justiça pela Mulher”

Em agosto, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realizará a campanha “Justiça pela Mulher – O Judiciário e Você contra a Violência Doméstica”, que destacará uma série de temas relacionados à violência de gênero. Além dos 15 Anos da Lei Maria da Penha, celebrado no próximo dia 7, haverá, neste mês, mais uma edição do evento “Justiça pela Paz em Casa” e o lançamento de outras iniciativas.

A campanha será lançada nacionalmente neste domingo (1º/08), às 20h30, na abertura do jogo Ceará x Fortaleza, válido pela Série A do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, os times exibirão banners com a logomarca da campanha e frases de incentivo à denúncia para os torcedores e torcedoras que vão acompanhar a partida de casa. Além do apoio dos clubes ação terá o suporte da Federação Cearense de Futebol (FCF)

Ao longo do mês, outras iniciativas ocorrerão, incluindo uma série de matérias e postagens nas redes sociais, ressaltando o papel do Judiciário no combate à violência e as inovações sociais promovidas nestes 15 anos de Lei Maria da Penha.

“Fico muito orgulhosa porque uma lei tão relevante, para erradicação da violência doméstica no Brasil, surgiu a partir da luta de uma cearense, Maria da Penha, que dá nome à lei e tornou-se referência no país. O Tribunal de Justiça do Ceará, ao longo desses anos, vem dando sua contribuição para combater esse crime terrível. E, particularmente na minha Gestão, temos priorizado todas as questões relativas a esse assunto, desde que assumi a Presidência, justamente por se tratar de um problema tão delicado e da maior urgência. Inclusive, faz parte do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 5, da Agenda 2030 da ONU, que consiste em alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”, comenta a presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

Para a desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra, que preside a Coordenadoria da Mulher do TJCE, o enfrentamento à violência contra as mulheres não abrange somente a vertente jurídica, mas também a pedagógica. “As campanhas são importantes para incentivar as mulheres vítimas a buscarem ajuda e também para coibir manifestações abusivas nas relações. Têm como pilares a orientação, a informação e a prevenção, enfatizando-se a mudança de valores, em especial no que tange à cultura do silêncio das vítimas e à banalização do problema pela sociedade”, explana ela.

‘COLE ESSA IDEIA’
Ainda dentro da campanha, será lançado vídeo com artistas cearenses se manifestando contra a violência doméstica, com o título “Cole essa ideia”, que será veiculado nas redes sociais do TJCE. O cantor Waldonys apadrinha a ação, junto a convidados, que vão colar adesivos e passar mensagens informativas e de apoio às vítimas.

“Essa data é emblemática e carregada de muita simbologia. Por ser um marco normativo importantíssimo, campanhas como essa são de extrema relevância para reforçar o combate à violência doméstica e mostrar a preocupação de todos nós do Judiciário com essa realidade que ainda é alarmante no nosso país”, ressalta a juíza Rosa Mendonça, titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Fortaleza.