Conteúdo da Notícia

Judiciário estadual incentiva magistrados e servidores a se vacinarem contra Covid-19

Ouvir: Judiciário estadual incentiva magistrados e servidores a se vacinarem contra Covid-19

Com o intuito incentivar magistrados, servidores, terceirizados e estagiários a se vacinarem contra a Covid-19, a Coordenadoria de Saúde Ocupacional do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) realizou, na tarde desta sexta-feira (30/07), a palestra “Saúde e Vacinação – Onde você está mais seguro?”. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do TJCE no Youtube.

A abertura foi feita pela presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que destacou a importância da palestra “neste momento de pandemia, quando precisamos destas informações imprescindíveis para nossa saúde e bem-estar”. A magistrada informou que a iniciativa faz parte de uma série de ações, desenvolvidas pela Secretaria de Gestão de Pessoas, relacionadas à temática de saúde que serão realizadas no decorrer dos próximos meses, com o intuito de estimular a conscientização em relação ao assunto.

Além disso, a presidente convocou todas as pessoas que trabalham no Poder Judiciário a se cadastrarem para receber a vacina. “Esse é um tema preocupante para as autoridades sanitárias, porque precisamos ter toda nossa população vacinada, para que todos estejam protegidos desse vírus”.

O encontro foi conduzido pelo médico Marco Penaforte. Ele explicou que só existem três formas da sociedade se livrar da pandemia, com o surgimento de uma mutação mais branda do vírus; com o desenvolvimento de um tratamento que cure a doença, mas que ainda não existe; ou com a vacinação em massa de toda população.

“A vacina não é obrigatória, mas cabe a cada um de nós, com paciência, conhecimento e gentileza, vencer a resistência daqueles que, baseados em notícias falsas e preconceitos, recusam a única arma que temos para vencer a doença. Não se justifica o medo irracional”, alertou o médico. Além disso, Penaforte salienta que, “enquanto a Covid permanecer no mundo não temos alternativas: distanciamento uns dos outros, máscara e limpeza frequente das mãos”.

Ainda durante a palestra, o profissional de saúde esclareceu dúvidas sobre as vacinas que estão sendo utilizadas e falou sobre efeitos e reações que as substâncias podem ocasionar. Ele também ressaltou que, mesmo as pessoas que já contraíram a doença, precisam se vacinar por causa das variantes que estão circulando.

Também participaram do evento Vládia Teixeira (secretária de Gestão de Pessoas), Louyse Silveira (gerente de Benefícios e Retenção) e Diana Cristina Ferreira da Silva (chefe da Seção de Saúde Ocupacional da Comarca de Fortaleza).

PACTO
O Poder Judiciário estadual integra com mais 15 instituições, públicas e privadas, o Pacto contra o Coronavírus no Ceará, que discute ações para evitar nova alta nos casos da Covid-19. A iniciativa, entre outras medidas, mobiliza as organizações para garantir uma rede de apoio à população cearense e mobiliza pessoas ainda não cadastradas para a vacinação, em diversos bairros de Fortaleza, a realizarem o cadastro.