Conteúdo da Notícia

Justiça cearense promove mobilização durante pré-carnaval sobre a Lei Maria da Penha

Ouvir: Justiça cearense promove mobilização durante pré-carnaval sobre a Lei Maria da Penha

O Judiciário cearense vai promover abordagens sobre a Lei Maria da Penha e as diversas formas de violência doméstica contra a mulher, nesta sexta-feira (10/02), durante o pré-carnaval, das 19h às 20h, no Mercado dos Pinhões. Serão distribuídos materiais informativos e educativos.

No sábado (11), das 16h às 17h30, o local escolhido foi o Parque Bisão, na Avenida Beira-Mar. Estarão presentes, psicóloga, assistente social e estagiários da equipe multidisciplinar do I Juizado da Mulher. Eles esclarecerão dúvidas e orientarão tanto o público masculino como feminino.

“Durante o período carnavalesco, todos os anos, observamos o aumento expressivo de ocorrências envolvendo violência doméstica. Como se sabe, é comum o uso abusivo de álcool, o que é um potencializador da violência. Além disso, durante os festejos, são recorrentes os casos de importunação sexual. Por isso, passamos a desenvolver ações educativas específicas para essa festividade. Essa é a maior festa popular do Brasil e precisa ser marcada pela alegria e diversão, não pela violência contra a mulher”, enfatizou a titular do I Juizado da Mulher, juíza Rosa Mendonça.

Ao longo dos anos, o Judiciário tem desenvolvido campanhas no período do Carnaval. Em 2010 e 2011 o tema foi “Brinque no bloco da paz e alegria”. No ano de 2012, foi lançado o slogan “Não dance nesse ritmo. Violência contra a mulher é crime!”. “Violência contra a mulher não é brincadeira. É crime. Tire essa máscara” fez parte da campanha dos Carnavais de 2013 e 2014. Outras ações foram a promoção de palestras em escolas públicas e blitz em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual.

Agenda2030 JustiçaMulher