Conteúdo da Notícia

Oficina de Design Thinking traça estratégias para tornar Judiciário estadual mais acessível ao cidadão

Oficina de Design Thinking traça estratégias para tornar Judiciário estadual mais acessível ao cidadão

Ouvir: Oficina de Design Thinking traça estratégias para tornar Judiciário estadual mais acessível ao cidadão

Pensando em tornar os serviços do Poder Judiciário estadual cada vez mais acessíveis foi promovida, nesta sexta-feira (10/02), a 1ª Oficina de Design Thinking do Laboratório de Inovação (LabLuz) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Além de servidores e magistrados, advogados, promotores de Justiça, defensores públicos e representantes da sociedade civil participaram da atividade realizada no Íris, Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado.

“Eventos como esse propiciam que a gente possa efetivar sonhos nessa seara da tecnologia, especialmente, no caso do nosso aplicativo ‘TJCE Mobile’, de que venha a ser um grande instrumento de prestação de serviços à sociedade, aos advogados, e a todos que precisam”, destacou o presidente do Tribunal, desembargador Abelardo Benevides Moraes.

O supervisor do LabLuz, juiz ngelo Vettorazzi, falou sobre a difusão da cultura de inovação e a troca de experiências entre os diferentes usuários do aplicativo. “Todas as vezes que falamos sobre inovação, falamos sobre pessoas. Precisamos compreender muito isso, a jornada dos usuários. A ideia de desenvolver uma empatia para conseguir entender qual é o elemento central que os move, o que eles buscam e precisam, quais são suas principais dificuldades. Portanto, a ideia da colaboração é absolutamente importante”.

O objetivo foi difundir a cultura de inovação e a troca de experiência entre usuários do Sistema de Justiça 

O coordenador do Laboratório, Welkey Costa, reforçou a importância do evento. “A intenção é promover o máximo de empatia, por isso a gente trouxe todas as carreiras envolvidas no Sistema de Justiça. Ouvimos essas pessoas e, ao entendermos essa jornada, percebemos os pontos de dor que elas vivem com relação ao Judiciário. Com essa definição das questões consideradas mais críticas, fazemos propostas de ideias que resolvam esses problemas”.

Antes das atividades práticas, foi apresentada pesquisa de campo com pessoas que frequentam o Fórum Clóvis Beviláqua para saber se utilizam ou não o “TJCE Mobile” e, em caso positivo, quais as principais dificuldades ou vantagens do aplicativo, que atualmente tem cerca de 20 mil instalações.

Agenda2030 Promojud