Conteúdo da Notícia

Fórum Clóvis Beviláqua faz primeira entrega de celulares para Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Ouvir: Fórum Clóvis Beviláqua faz primeira entrega de celulares para Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

A Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) realizou, nesta sexta-feira (10/02), a primeira entrega de celulares para o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Os 15 aparelhos serão recondicionados para doação aos estudantes e, em caso de inviabilidade de conserto, usados para treinamento dos alunos em técnicas de reparo e manutenção de eletrônicos.

“O grande diferencial do termo de cooperação do Judiciário com o IFCE é o manejo dos dados, tornando mais segura a doação de um bem eletrônico, com a tranquilidade de que não haverá o vazamento de informações, já que o Instituto é responsável por limpar a memória dos aparelhos, seja celular, notebook ou qualquer outro equipamento, além da capacidade técnica de possíveis consertos desses bens para um fim social”, explicou a servidora Thaís Carioca, da Diretoria do FCB.

Para o professor Pedro Henrique Miranda, coordenador do Laboratório de Robótica Educacional e Comandos Elétricos do IFCE, “ver o projeto criando forma, com a efetiva entrega dos aparelhos, é sinônimo de gratificação. Levando em consideração todo o significado por trás da utilização desses aparelhos reaproveitados, podemos chegar à conclusão de que a educação sustentável se tornou uma realidade possível. Através desses instrumentos conseguiremos desenvolver novos mecanismos de ensino e aprimorar a prática profissional dos nossos alunos, alcançando, assim, a efetivação do que antes eram apenas planos traçados”.

O termo de cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e o IFCE foi firmado em novembro do ano passado. Unidades judiciárias de todo o Estado podem procurar os campi do Instituto para fazer a entrega de aparelhos, tais como celulares, notebooks, caixas de som e televisores.

SAIBA MAIS
Na Capital, a Diretoria do FCB é responsável por realizar, sistematicamente, revisões do acervo de bens apreendidos que estejam sob guarda do Depósito Público, identificando os bens passíveis de destinação à concretização da cooperação, além de fornecer suporte logístico de transporte dos bens.

No acordo, cabe ao TJCE promover o repasse dos bens para o IFCE com fins de recondicionamento. No caso de celulares e computadores, como contrapartida ao recondicionamento dos aparelhos, a doação de até 80% dos itens enviados ao IFCE, devendo os demais retornarem ao Tribunal para que sejam destinados a outras instituições cadastradas, em sistema de rodízio, ou reaproveitamentos na prestação de serviços de Justiça. No caso das caixas de som e demais itens, a doação será de até 20% dos bens enviados, com o mesmo destino para o restante.

Já o IFCE é responsável por receber aparelhos eletrônicos e promover o recondicionamento para doação ou treinamento dos alunos. Também é uma prerrogativa promover os meios adequados para destinação de material não utilizado ou seu correto descarte. No caso de aparelhos com dados, o Instituto deve proceder a gerência destes de modo que as informações sejam completamente apagadas ou, quando necessária a preservação dos dados, providenciar a guarda e posterior devolução das memórias dos eletrônicos que sejam requisitados, assegurado o manuseio das informações apenas por servidores públicos.

Agenda2030