Conteúdo da Notícia

Juíza participará de reunião no CNJ sobre projeto Começar de Novo

Ouvir: Juíza participará de reunião no CNJ sobre projeto Começar de Novo

A juíza Maria das Graças Almeida Quental, presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário no Ceará, participará, nesta quarta-feira (17/03), de encontro, em Brasília, coordenado pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes. Na ocasião serão discutidas as diretrizes e ações do Grupo de Monitoramento, que faz parte do projeto Começar de Novo, criado para promover a ressocialização e a inserção de apenados e ex-detentos no mercado de trabalho.
?Na reunião, será apresentado um manual criado pelo CNJ para unificar os procedimentos dos Grupos de Monitoramento e Fiscalização do Brasil todo. Além disso, vai servir para integrar todos os presidentes estaduais, já que vamos poder discutir as experiências e dificuldades de cada lugar, sempre com o objetivo de aprimorar o projeto com a busca de soluções?, explica a juíza que também é titular da Vara de Penas Alternativas do Fórum Clóvis Beviláqua.
Criado pelo CNJ, o projeto Começar de Novo engloba não só os Grupos de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário como os Mutirões Carcerários e as ações de recuperação de presos de todo o país.
No Ceará, o projeto foi iniciado no Mutirão Carcerário, realizado no ano passado, e continua firmando parcerias com empresas e instituições. ?A gente está se articulando e dialogando com igrejas e com entidades como a Fiec (Federação das Indústrias do Ceará), o CIC (Centro Industrial do Ceará) e a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza). A ideia é engajar a sociedade, quebrar paradigmas porque é um desafio constante, diante de tanta violência, sensibilizarmos um empresário a dar emprego a um ex-detento. Mas, no Ceará, tenho certeza de que seremos bem sucedidos?, conclui a presidente do Começar de Novo no Estado, juíza Maria das Graças Quental.