Conteúdo da Notícia

Campanha Justiça pela Mulher, do Judiciário cearense, tem início com ação durante Clássico-Rei

Ouvir: Campanha Justiça pela Mulher, do Judiciário cearense, tem início com ação durante Clássico-Rei

De lados opostos no campo, mas unidos pela mesma causa: o combate à violência doméstica. No jogo entre Ceará e Fortaleza, realizado nesse domingo (1º/08), pela Série A do Campeonato Brasileiro, os times aderiram à campanha “Justiça pela Mulher”, promovida pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Durante a ação, os capitães entraram em campo na Arena Castelão exibindo banners com uma mensagem clara: “Não deixe a violência doméstica entrar na sua casa. Denuncie!”.

A ação no estádio marcou o início da campanha do Judiciário, que se estenderá ao longo do mês de agosto, ressaltando também os 15 anos da Lei Maria da Penha, celebrado no próximo dia 7. Mesmo sem público presencial, a mensagem de interesse social chegou a torcedores e torcedoras por meio da mídia esportiva de rádio e TV, além de sites e blogs especializados, que acompanharam e repercutiram a atividade em âmbito nacional. A iniciativa também recebeu apoio da Federação Cearense de Futebol (FCF).

PRÓXIMAS AÇÕES
Em agosto, a campanha “Justiça pela Mulher – O Judiciário e Você contra a Violência Doméstica” contará ainda com série de matérias e postagens nas redes sociais, ressaltando o papel do Judiciário no combate à violência e as inovações promovidas nestes 15 anos de Lei Maria da Penha. Também haverá, neste mês, mais uma edição do evento “Justiça pela Paz em Casa” e o lançamento de outras iniciativas.

Segundo a desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra, que preside a Coordenadoria da Mulher do TJCE, a ideia é promover os pilares da orientação, informação e prevenção, enfatizando a mudança de valores e o combate à cultura do machismo. O esforço está integrado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 5, da Agenda 2030 da ONU, que consiste em alcançar a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas.

Ainda dentro da campanha, será lançado vídeo com artistas cearenses se manifestando contra a violência doméstica, com o título “Cole essa ideia”, a ser veiculado nas redes sociais do TJCE. O cantor Waldonys apadrinha a ação, junto a convidados, que vão colar adesivos e passar mensagens informativas e de apoio às vítimas. Outra ação educativa prevista envolverá parceria com padarias de Fortaleza.