Conteúdo da Notícia

Experiência da visita do TJCE ao Ministério da Justiça da Espanha é apresentada no Órgão Especial

Ouvir: Experiência da visita do TJCE ao Ministério da Justiça da Espanha é apresentada no Órgão Especial

Durante o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), dessa quinta-feira (20/10), o vice-presidente da instituição, desembargador Abelardo Benevides Moraes, relatou a vivência no evento “Para uma justiça digital, inclusiva e sustentável: dias regionais de troca de experiências”, realizado de 2 a 7 deste mês, em Madrid. No Ministério da Justiça da Espanha, o magistrado compartilhou os avanços na área da Justiça digital com autoridades judiciais da América Latina e do Caribe.

Por indicação da presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, a viagem foi a convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Foram dias de programação extensa, com visitas às principais instituições da Espanha para conhecimento do sistema judicial espanhol, sobretudo sobre a virtualização. É perceptível a tecnologia implantada nos sistemas e que nos permitiram ter lições de como funciona o processo de modernização e os avanços que temos que trabalhar sempre para a evolução do Judiciário”, destacou o vice.

Durante o evento, projetos do TJCE também foram apresentados pelo magistrado, por meio de painel que exemplificou “A situação e desafios da digitalização” no Judiciário cearense. O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal, Ricardo Alexandre Costa, e o superintendente da Área Administrativa, Sérgio Mendes, acompanharam o vice-presidente durante a visita.

“Nós mostramos o êxito do nosso processo de digitalização que, mesmo diante do sinistro ocorrido em 2021, no prédio do TJCE, tivemos todos os processos preservados devido ao nosso investimento, que agora ainda tem o apoio do BID através do Programa de Modernização do Judiciário – Promojud”, enfatizou o desembargador.

Ainda de acordo com o vice-presidente, o TJCE foi citado como vanguardista no processo de modernização. “Vi que nós estamos bem avançados, respeitados pelos tribunais e pelo BID e voltei com muitas ideias para enfrentar as adversidades futuras. Agradeço esse convite, pois foi muito útil para todos que participaram”, afirmou.

Para a presidente do TJCE, essa troca de experiência em Madrid é exitosa para toda a Justiça. “Fico feliz pelo desembargador ter acolhido o meu pedido. Mostra que a nossa Justiça cearense é fruto de muito trabalho de várias gestões que vêm realizando contribuições para este salto de qualidade e modernização”, enfatizou a desembargadora.

CONVOCAÇÕES

Na sessão do Órgão Especial, o colegiado aprovou a convocação da magistrada Rosa Mendonça, do 1° Juizado da Mulher de Fortaleza, para substituir a desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, em virtude de licença para tratamento de saúde. A juíza convocada atuará na 3ª Câmara de Direito Público, que passa a ser presidida pelo desembargador Washington Luis Bezerra de Araújo.

Além disso, ficou aprovada a convocação do desembargador Teodoro Silva Santos para integrar, temporariamente, o Órgão Especial, na seção de antiguidade, oriundo do Ministério Público, em substituição à desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, enquanto durar a licença da magistrada.

TjceTransparente Promojud