Conteúdo da Notícia

Crato ganha reforço com instalação do Juizado de Violência Doméstica contra Mulher nesta segunda-feira

Ouvir: Crato ganha reforço com instalação do Juizado de Violência Doméstica contra Mulher nesta segunda-feira

Com o objetivo de promover toda a infraestrutura necessária às comarcas do Interior para proporcionar atendimento à população com eficiência, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) instala, nesta segunda-feira (24/10), mais um Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, desta vez na Comarca do Crato, região do Cariri. A nova unidade será entregue em solenidade com a presença da desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do Judiciário cearense.

A iniciativa consta na Portaria nº 2207/2022, publicada no Diário da Justiça dessa terça-feira (18). O documento também informa que após a instalação, competirá ao titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra Mulher da Comarca de Juazeiro do Norte processar e julgar os feitos apenas da jurisdição do Município de Juazeiro do Norte, bem como analisar e encaminhar, no prazo de 30 dias, a redistribuição dos feitos que deixarão de ser de sua competência. Do mesmo modo, a Vara Única Criminal da Comarca de Barbalha passará a processar e julgar, dentro de seu limite territorial, os feitos relativos à prática de violência doméstica e familiar contra a mulher. Assim, “a competência processual das comarcas no Cariri será, de regra, determinada pelo local em que se consumar a infração”.

A instalação do Juizado atende à Resolução do Tribunal Pleno (nº 03/2022), de 10 de março de 2022, que também aprovou unidades de atendimento aos casos de violência doméstica e contra a mulher nas Comarcas de Sobral e Maracanaú. A mesma Resolução entende que é atribuição do Poder Público desenvolver políticas para garantia dos direitos fundamentais das mulheres nas relações domésticas e familiares, resguardando-as contra práticas de discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, nos termos da Lei Maria da Penha.

PROGRAMA AVANÇAR
A instalação do novo Juizado integra o Programa Avançar, pacote de projetos do TJCE lançado em 2022, visando a ampliação dos serviços prestados à população, com investimentos na humanização, na infraestrutura, na regionalização e na tecnologia das unidades judiciais, com a finalidade de proporcionar melhores condições de trabalho para magistrados, servidores e colaboradores do Judiciário. Entre as iniciativas adotadas constam a recuperação do Palácio da Justiça, a criação e reforma de fóruns no Interior, a criação de novas Varas e dos Núcleos de Custódia e de Inquérito, contribuindo para uma Justiça mais célere, eficiente e próxima dos cidadãos.

VISITAS
No mesmo dia, a presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, faz visita ao Fórum de Potengi, que passou por melhorias recentemente, como a revitalização geral do prédio, realizada pela Gerência de Manutenção e Zeladoria do Tribunal. O investimento de R$ 46.407,49 faz parte do Programa + Interior. Já na Comarca de Araripe, a presidente anunciará a reforma do fórum, que deve começar no início de novembro.

Encerrando a agenda na região, a presidente do Tribunal de Justiça participará da Celebração de Beatificação da Mártir Benigna Cardoso, no Parque de Exposição do Crato, marcada para 16h.

IMPRENSA
Reforçando o diálogo e a transparência constantes da atual Administração, a presidente do TJCE concederá entrevista aos veículos de comunicação locais. Os profissionais interessados em participar devem fazer o credenciamento na Assessoria de Comunicação do TJCE, pelo e-mail imprensa@tjce.jus.br, com as seguintes informações: nome completo, CPF e veículo de comunicação.

SERVIÇO
Data: 24/10
9h: Visita ao Fórum de Potengi
10h30: Visita ao Fórum de Araripe
14h: Solenidade de inauguração do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Crato
16h: Celebração de Beatificação da Mártir Benigna Cardoso, no Parque de Exposição do Crato

Avançar JustiçaMulher