Conteúdo da Notícia

Concurso nacional reconhece iniciativas parceiras do TJCE no enfrentamento da violência contra a mulher

Ouvir: Concurso nacional reconhece iniciativas parceiras do TJCE no enfrentamento da violência contra a mulher

Dois projetos desenvolvidos em parceria com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) foram nacionalmente reconhecidos, nessa terça-feira (06/05), na 1ª edição do “Concurso de Boas Práticas em prol das Mulheres Brasileiras”. Entre as 120 práticas selecionadas, a ação certificou as campanhas “O Combate à Violência contra a Mulher não Tira Férias” e “Jovens Unidos pelo Fim da Violência contra a Mulher” por seus empenhos na prevenção e no combate à violência feminina no Estado. 

Iniciativa da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) e da doutora em Direito Penal e especialista em violência de gênero, professora Alice Bianchini, o concurso é dedicado à divulgação de programas exitosos no enfrentamento da violência contra mulheres e no fortalecimento das redes de apoio.

O COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NÃO TIRA FÉRIAS”

Por meio da distribuição de panfletos educativos em aeroportos, portos, hotéis e pousadas, o objetivo da ação é trabalhar a prevenção ao conscientizar turistas sobre a legislação brasileira de proteção à mulher. O material, produzido em seis idiomas (português, espanhol, italiano, alemão, francês e inglês), conta com QR Code, que direciona o leitor a um vídeo explicativo, informando sobre os tipos de crimes enquadrados na Lei Maria da Penha, bem como os canais de atendimento e denúncia.

O projeto é acompanhado pela titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Fortaleza, juíza Fátima Maria Rosa Mendonça, em colaboração com Laboratório de Inovação (Labluz) do TJCE. O lançamento da primeira ação ocorreu em 2023.

Jovens utilizam a técnica da grafitaria para se expressarem e promoverem reflexão sobre a temática

Receber o reconhecimento pelo nosso trabalho é uma grande satisfação, pois proporciona um estímulo ainda maior para darmos continuidade à nossa trajetória em prol da defesa das mulheres vítimas de violência doméstica”, destaca a magistrada.

Além do Judiciário, a campanha tem parceria da Polícia Federal e da Fraport, empresa que administra o Aeroporto Internacional de Fortaleza. 

JOVENS UNIDOS PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER”

Também premiada no concurso, a ação, que atua desde 2010, destaca-se na exploração de novas metodologias para a conscientização sobre o assunto. O projeto foi idealizado pela professora da Secretária da Educação do Ceará (Seduc-CE), Raieliza Maia, que buscava levar aos alunos e alunas das escolas estaduais, o conhecimento de que violência contra a mulher é crime.

Utilizando a técnica da grafitaria, produzida pelos estudantes, juntamente com palestras acerca da violência de gênero, os jovens são incentivados, em uma mistura de educação e arte, à reflexão sobre a temática. O projeto é fruto da parceria entre o 1° Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Fortaleza e a Seduc-CE.

Agenda2030 JustiçaMulher