Conteúdo da Notícia

Chefe do Poder Judiciário recebe autoridades para falar sobre os projetos do biênio 2021-2023

Ouvir: Chefe do Poder Judiciário recebe autoridades para falar sobre os projetos do biênio 2021-2023

A chefe do Poder Judiciário cearense, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, recebeu, nesta quarta-feira (03/02), a presidente da Seção Ceará da Associação de Direito de Família e das Sucessões (Adfas), Mabel Portela; o perito-geral do Estado, Ricardo Macêdo; e defensora pública-geral do Ceará, Elizabeth Chagas. “Esse contato inicial é importante para que possamos conhecer as demandas de cada instituição e, dessa forma, aprimorar nossas ações, sempre com foco no jurisdicionado”, ressaltou a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Para a defensora pública-geral, ter uma mulher à frente do Poder Judiciário reforça a representatividade feminina. “Fico muito feliz, é a terceira mulher presidenta do Tribunal de Justiça. A gente empodera as mulheres, o que também é uma pauta nossa”. Elizabeth Chagas acrescentou que a visita teve o intuito de “estabelecer, afinar e agregar nas parcerias que a gente tem, aprimorar com o Tribunal de Justiça esse diálogo tão importante pra gente construir pontes e o Sistema de Justiça possa evoluir cada vez mais”.

O subdefensor público-geral do Estado, Vicente Alfeu, e o juiz auxiliar da Presidência do TJCE, Ricardo Alexandre Costa, também participaram da reunião.

PEFOCE

O perito-geral, Ricardo Macêdo, e o coordenador de perícia criminal da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), falaram sobre o trabalho que já vem sendo realizado em parceria com o TJCE para dar celeridade aos processos. Entre as ações está o Programa “Tempo de Justiça”, criado em 2017 para garantir uma tramitação célere dos procedimentos criminais referentes a crimes dolosos contra a vida, especialmente casos de homicídios, com autoria esclarecida, desde a fase de inquérito até o julgamento pelo Tribunal do Júri, passando pelo acompanhamento de eventuais recursos.

“Como polícia científica, a Pefoce trabalha diretamente para o Poder Judiciário. Tenho algumas tratativas para agilização dos trâmites dos processos e laudos periciais, para que possamos ter ainda mais celeridade em todo o andamento”, afirmou Ricardo Macêdo.

ADFAS

A presidente da Adfas, Mabel Portela, estava acompanhada da vice-presidente, Anna Magalhães, e a diretora de relações institucionais da Associação, Carla Sofia. Elas aproveitaram a visita para parabenizar a desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, que no último dia 29 de janeiro assumiu a Presidência do TJCE.

“Além de cumprimentá-la e desejar sorte no mandato dela, viemos apresentar o trabalho desenvolvido pela Associação nos últimos sete anos. A Adfas tem sede em São Paulo e ramificações em vários estados e a gente quer buscar um convênio para fazer muitos projetos junto ao Tribunal de Justiça”, destacou Mabel Portela.