Conteúdo da Notícia

Além de julgamentos colegiados, decisões monocráticas também movimentam processos no TJCE

Ouvir: Além de julgamentos colegiados, decisões monocráticas também movimentam processos no TJCE

Desembargadores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), além de atuarem nas câmaras colegiadas, também movimentam processos em seus gabinetes. A desembargadora Vera Lúcia Correia Lima, presidente da Seção de Direito Privado e integrante da 1ª Câmara de Direito Privado, destacou, em nota, as decisões do seu gabinete durante os anos de 2019 e 2020.

Veja nota na íntegra:

O Gabinete da desembargadora Vera Lúcia Correia Lima, tendo em vista o “Balanço das Câmaras/Seção de Direito Privado”, publicado na página do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará na internet, em 13/01/2021, vem, em obséquio ao dever de publicidade, apresentar, de maneira mais detalhada, a produção da Sua Excelência.

Antes de tudo, cumpre esclarecer aos leitores, que a produção do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, assim como a das demais Cortes brasileiras, decorre tanto dos julgamentos Colegiados quanto dos julgamentos monocráticos – hipóteses em que os Desembargadores estão autorizados, pela lei (Código de Processo Civil, art. 932, incisos III, IV e V), a analisarem os recursos de forma isolada, agindo como porta-voz do Colegiado ao qual pertencem. A propósito, antes das decisões finais de cada recurso/ação originária, há os despachos, que são atos que impulsionam as etapas de cada procedimento, e as decisões interlocutórias, que envolvem as questões analisadas antes dos desfechos.

Sublinhe-se, ademais, que, dessas decisões dos Desembargadores, cabem os Embargos de Declaração, que é um recurso destinado a vencer qualquer omissão, contradição, obscuridade ou erro material, bem como o chamado Agravo Interno para a respectiva Câmara/Seção, como uma forma de garantir o chamado princípio do juiz natural, que, nos Tribunais, são os Colegiados.

Dito isso, cumpre esclarecer que a Desembargadora VERA LÚCIA CORREIA LIMA, no ano de 2019, atuou em 2.554 (dois mil, quinhentos e cinquenta e quatro) recursos/ações originárias, mais especificamente da seguinte forma:

Ano de 2019

Ano de 2019

Julgamentos Colegiados

Decisões Monocráticas

Decisões Interlocutórias

Despachos

TOTAL

190

1.356

217

791

2.554

Em relação ao ano de 2020, tem-se uma produção total de 3.261 (três mil, duzentos e sessenta e um) feitos analisados e julgados, assim pormenorizada:

Ano de 2020

Ano de 2020

Julgamentos Colegiados

Decisões Monocráticas

Decisões Interlocutórias

Despachos

TOTAL

195

1.496

355

1215

3.261

Cumpre registrar, a par dessas informações, que a Desembargadora Vera Lúcia Correia Lima é Presidente da Seção de Direito Privado, Órgão que congrega todos os Desembargadores das Câmaras de Direito Privado, além de integrante do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes – NUGEP.

Por fim, sublinha-se que a presente Nota cumpre não só o dever de publicidade dos atos estatais, exsurgindo, em verdade, como uma forma de demonstrar a eficiência dos serviços jurisdicionais, especialmente os da Magistrada em referência.

Gabinete da Desembargadora Vera Lúcia Correia Lima

 

Veja mais: Com mais de 15 mil ações julgadas em 2020, Câmaras de Direito Privado apresentam incremento da produtividade