Conteúdo da Notícia

Cartórios devem se adaptar à nova versão do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil até 31 de dezembro

Ouvir: Cartórios devem se adaptar à nova versão do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil até 31 de dezembro

A nova versão do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc) está disponível e os cartórios cearenses de Pessoas Naturais deverão realizar as adaptações e atualizações necessárias para o uso da nova ferramenta até 31 de dezembro deste ano. No último dia 30 de junho, a Corregedoria-Geral da Justiça enviou o ofício-circular nº 148/2021 para as serventias extrajudiciais com as devidas determinações.

Segundo o documento, a nova versão está disponível desde 13 de abril para adaptações dos códigos de justificativas. A Corregedoria enviou também aos cartórios, por mala direta eletrônica, o Manual de Recomendações Técnicas que auxiliará nas atualizações.

O Sirc moderniza a captação e o tratamento dos dados dos registros civis de nascimento, casamento, óbito e natimortos. As atividades são realizadas com o apoio de uma plataforma digital, em um fluxo que conecta os cartórios aos ambientes de governo eletrônico do estado brasileiro. Os dados civis ficam protegidos e recuperáveis. O sistema busca promover o aprimoramento na prestação dos serviços públicos, facilitando o acesso a direitos e benefícios sociais.

Acesse aqui o ofício.