Conteúdo da Notícia

Adoção: Um filho gerado no coração

Ouvir: Adoção: Um filho gerado no coração

Repórter: Pamela Lemos

O sonho de ser pai e mãe levou os agricultores André e Gleiciane ao Fórum de Guaraciaba do Norte, na região da Ibiapaba, no Interior do Ceará. Impossibilitados de ser pais biológicos, eles optaram por gerar um filho no coração.

“A gente casou com o propósito de construir uma família, e não foi esse problema que tirou o nosso sonho. Ele sentou comigo e disse: ‘nós vamos entrar na fila de adoção’. O mais legal é que a nossa família inteira abraçou a nossa causa, todo mundo deu muita força”, relembra Gleiciane de Oliveira Paiva.

A agricultora e o esposo organizaram toda a documentação necessária e fizeram o curso de habilitação para ingressar no Sistema Nacional de Adoção (SNA). Também participaram de entrevista e receberam visita da equipe psicossocial.

“Aí numa tarde, meu telefone tocou. Quando vi era o rapaz do Fórum. Meu coração já bateu forte, quase saiu pela boca. Ele disse: ‘olha, o filho de vocês acabou de aparecer’. Nossa, quando ele falou isso, eu só chorava. Foi uma alegria tão grande que não sei explicar”.

Como em Guaraciaba do Norte ainda está em andamento a instalação de um abrigo, o bebê vivia em uma unidade de acolhimento da Capital. O casal enfrentou seis horas de viagem de ônibus para conhecer o menino. “Quando a gente viu ele pela primeira vez já sentiu: é o nosso filho. E em momento nenhum ele estranhou a gente”, lembra emocionada.

Eles passaram a realizar visitas quinzenais. Foi assim até receberem a guarda provisória do menino. Mas a concretização do sonho ocorreu nessa segunda-feira (07/11), com a conclusão do processo de adoção e a entrega da nova certidão de nascimento da criança, já com os nomes dos pais e dos avós. Foi a primeira adoção concluída pelo SNA no município.

“Muito feliz por iniciar a semana com este momento tão especial e não poderia deixar de agradecer a todos os servidores que se dedicam ao cadastro de adoção. Ver um casal simples, residente na zona rural, desejar adotar uma criança, procurar o Fórum para fazer o procedimento, realizar o curso, sair meia-noite de ônibus para poder se deslocar até o abrigo em Fortaleza e ficar algumas horas construindo um vínculo e, agora, após o estágio de convivência, ter a adoção deferida, é algo lindo, inspirador e especial”, destaca a juíza Juliana Bragança, titular da Vara Única de Guaraciaba do Norte.

Para marcar a data, a equipe do Fórum de Guaraciaba do Norte preparou cesta com mimos e entregou à família

“É um menino maravilhoso, ativo, esperto, super saudável”, celebra a mãe. Agora a família já pensa em uma grande festa para comemorar os dois anos do mais novo integrante, no dia 20 de janeiro.

Atualmente existem oito crianças em acolhimento vinculadas à Comarca de Guaraciaba do Norte. Ao todo, três casais estão habilitados pelo SNA e dois estão em processo de habilitação. “Que outras pessoas se inspirem a adotar. Para mais informações, procurem a Comarca de Guaraciaba do Norte que teremos o maior prazer em ajudar”, acrescenta a magistrada.

Gleiciane agora incentiva os casais que ainda não têm filhos e desejam construir uma família a adotar. “Tenho certeza de que para cada pessoa que realmente tem o interesse, a vontade, o sonho de ser pai e mãe, vai valer a pena. Toda espera vai valer a pena porque é uma benção. Eu costumo dizer: ele foi gerado em outra barriga, mas é meu filho do coração”.

COMO ADOTAR

Quem deseja adotar uma criança institucionalizada deve primeiro fazer o procedimento de habilitação. O passo a passo pode ser visto no Portal do TJCE. O interessado deve enviar toda a documentação para o e-mail, em PDF, cadastro.adocao@tjce.jus.br. Conforme artigo 50 do ECA, existem apenas três hipóteses de adoção em que não será necessária a habilitação prévia, são elas: adoção unilateral (pelo padrasto ou madrasta, do filho do cônjuge ou companheiro), adoção por parente com vínculos e adoção do guardião legal da criança maior de três anos. Fora essas opções, todos devem realizar o procedimento de habilitação para adoção.