Conteúdo da Notícia

1º Encontro da Magistratura do TJCE reúne mais de 200 participantes

Ouvir: 1º Encontro da Magistratura do TJCE reúne mais de 200 participantes

Mais de duzentos(as) magistrados(as) de todo o Estado participaram, nesta segunda-feira (04/12), do 1º Encontro da Magistratura, com o tema “Valorizando a atividade-fim”. O evento reforçou a integração entre os participantes e a administração do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), reunindo juízes(as), desembargadores(as) e secretários(as) que participaram presencialmente, na Escola Superior da Magistratura (Esmec), e virtualmente, por meio de transmissão ao vivo para todas as comarcas do Estado. 

Na abertura do encontro, o presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes, enalteceu o papel de magistradas(os) como servidores(as) públicos qualificados(as) e fundamentais para a credibilidade do Poder Judiciário perante a sociedade. Destacou ações como o programa Vida em Equilíbrio, voltado para a saúde física e mental de todos(as) os(as) colaboradores, e ressaltou a importância de dar mais celeridade e eficiência aos julgamentos dos processos. 

“Desde que assumimos esta Presidência, apontamos a necessidade e o propósito de trazer as pessoas para mais próximo da administração, conscientizando sobre deveres e direitos de cada um. Já fizemos vários encontros com servidores, da Capital e do Interior, com diretores de secretarias, oficiais de gabinete de desembargadores, encontros regionais e, agora, coroamos os dez meses de Gestão com este evento. É um encontro para expor o que já foi realizado e os projetos que estão em andamento. Também uma oportunidade para esclarecer dúvidas e ouvir sugestões”, explicou o presidente ao dar boas-vindas aos participantes. 

 

Presidente do TJCE fala das ações realizadas pela Gestão

Além do secretariado do TJCE, das juízas e dos juízes convidados, estiveram presentes na abertura do evento a desembargadora Vanja Fontenele Pontes, supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec); a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), juíza Solange Menezes Holanda; e o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), juiz José Hercy Ponte de Alencar.  

PROGRAMAÇÃO
Iniciando a programação do 1º Encontro da Magistratura, o titular da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Felipe Mourão, apresentou as realizações e os serviços ofertados pela pasta. Na sequência, ainda pela manhã, a diretora do Núcleo de Qualidade da Informação da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do TJCE, Kátia Michelle Matos de Oliveira, fez sua exposição. O secretário de Administração e Infraestrutura (Seadi), Pedro Ítalo Sampaio, falou em seguida sobre os resultados da área. Houve ainda a exposição dos trabalhos da Secretaria de Tecnologia da Informação, conduzida pela secretária Denise Norões. 

No período da tarde, houve a palestra “A transformação digital no TJCE na prática”, proferida pelo juiz Renato Esmeraldo, diretor da Secretaria Judiciária do Crato, Juazeiro e Barbalha (Sejud-Crajubar) e coordenador do 1º Núcleo de Justiça 4.0 – Execuções Fiscais. O magistrado mostrou o funcionamento dos robôs que têm sido usados para a realização de tarefas repetitivas, como despacho inicial e carta de citação, e apresentou modelos que estão sendo desenvolvidos.  

TROCA DE TORÇAL
Ainda durante o encontro, as magistradas e os magistrados receberam novos torçais na cor branca, símbolo da neutralidade da Justiça. O cordão trançado complementa a toga, vestimenta usada durante os julgamentos. 

 

Entre os presentes durante o encerramento do evento estavam a desembargadora Joriza Magalhães Pinheiro e os desembargadores Washington Araújo, Carlos Alberto Mendes Forte, José Tarcílio Sousa da Silva, Mário Parente Teófilo Neto e Sérgio Arruda Parente, além da diretora do FCB. 

A juíza Solange Holanda Menezes foi autora de carta entregue aos participantes do encontro. O texto escrito e narrado pela magistrada também foi exibido em formato de vídeo. Clique AQUI para conferir.