Conteúdo da Notícia

TJCE se reúne com gestores do Google Cloud para avaliar parcerias que otimizem o Judiciário 

Ouvir: TJCE se reúne com gestores do Google Cloud para avaliar parcerias que otimizem o Judiciário 

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, recebeu o presidente do Google Cloud para a América Latina, Eduardo Lopez, além da gerente de negócios da empresa, Ana Varandas. O objetivo do encontro, realizado nesta segunda-feira (04/12), foi discutir soluções inteligentes e parcerias para otimizar o Judiciário cearense. 

Eduardo Lopez define o principal interesse: auxiliar a população. “Estou muito preocupado em como podemos ajudar a sociedade, especialmente o Sistema Judiciário, que é de suma importância para entregar esse impacto positivo às pessoas, acelerar os processamentos e resultados”, pontua o gestor da plataforma. 

Segundo Ana Varandas, o trabalho de relacionamentos na área de inteligência artificial (IA) desenvolvido pelo Poder Judiciário cearense já tem sido muito procurado por outros tribunais do país. “Estamos desenvolvendo uma ferramenta para gerar uma sumarização para processos de segunda instância. Além disso, temos uma presença relativamente grande, no Estado, de todo o nosso portfólio de serviços, que nos faz considerar, nesse sentido do Promojud, da transformação digital, qual seria a jornada do TJCE para a nuvem”, explica a gerente de negócios. 

De acordo com o presidente do TJCE, a implementação de IA tem o intuito de reduzir prazos e realizar entregas mais rápidas. “Ajuda tanto ao magistrado, no 1º Grau, como ao desembargador, na 2ª Instância. Se a IA faz o resumo de um processo, por exemplo, ganhamos tempo. É um avanço expressivo de produtividade, até porque conseguimos deixar os servidores e magistrados mais focados em outras demandas que necessitem de conhecimento específico. Isso é um exemplo de produto que nos ajudaria bastante”, define o desembargador. 

 

Eduardo Lopez, desembargador Abelardo Benevides Moraes e Ana Varandas

Foram debatidos assuntos como privacidade na nuvem, implementação de transcrição de audiências, além do processo de sumarização. Ações que aceleram o trabalho do Judiciário cearense e agilizam a atividade-fim do TJCE, gerando um grande impacto positivo: a celeridade. Algumas ações já têm viabilidade para serem implementadas ainda neste ano e outras poderão avançar no primeiro trimestre de 2024. As prioridades atuais são a sumarização e a transcrição de áudios. 

Também participaram da reunião os juízes Marcelo Roseno, auxiliar da Presidência do TJCE, e Alexandre Sá, secretário de Auditoria Interna do Tribunal, além da secretária de Tecnologia da Informação do TJCE, Denise Norões.  

SAIBA MAIS
O Programa de Modernização do Judiciário (Promojud) começou a ser planejado em 2019 com estudos e preparativos para captação de investimentos voltados para “governança e gestão judiciária” e “transformação digital para o aprimoramento ao cidadão”, com foco em inteligência artificial. A supervisão do Promojud é feita em conjunto por equipes do TJCE e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

 

Promojud