Conteúdo da Notícia

Foto de vista lateral de uma sala de aula, com um homem falando ao microfone, atrás de uma mesa, para uma plateia sentada. Ao lado dele, um telão com projeção.

Vara do Meio Ambiente, Núcleo Socioambiental e Grupo de Meio Ambiente do TJCE participam de aula sobre biomas brasileiros

Ouvir: Vara do Meio Ambiente, Núcleo Socioambiental e Grupo de Meio Ambiente do TJCE participam de aula sobre biomas brasileiros

Magistradas, magistrados, servidoras e servidores da Vara Estadual do Meio Ambiente (Vema), do Grupo do Meio Ambiente e do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) participaram, nessa segunda-feira (1º/6), de uma aula sobre biomas brasileiros. Trata-se de uma etapa preparatória para as atividades do projeto “Vema em Campo: Justiça, Ciência e Meio Ambiente”. O encontro, realizado no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), também marcou simbolicamente a abertura da Semana do Meio Ambiente.

A iniciativa tem como propósito contribuir para uma compreensão mais concreta das demandas ambientais que chegam à Justiça, especialmente aquelas ligadas à degradação de áreas naturais, resíduos sólidos, ocupação irregular do solo, saneamento, poluição, proteção da fauna e da flora, além de conflitos socioambientais em áreas urbanas.

A aula foi conduzida pelo professor Marcelo Moro, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e buscou promover a integração entre a teoria acadêmica e a prática institucional, incentivando a conscientização e o engajamento em questões ambientais. O encontro também abriu um ciclo de atividades voltadas à valorização da educação ambiental de forma interinstitucional, que deverá ser formalizado por meio de um convênio entre o TJCE e a UFC.

Durante a exposição, foram apresentados conceitos fundamentais sobre os diferentes biomas brasileiros, com destaque para suas características, importância ecológica e desafios de preservação. O conteúdo ofereceu uma base teórica importante para futuras atividades de campo previstas no projeto.

Para o professor, a disseminação do conhecimento científico é essencial para fortalecer a atuação do poder público. “Nossa missão institucional é a divulgação do conhecimento. No campo da biodiversidade, ele não cumpre apenas uma função científica, mas também socioambiental, pois permite compreender impactos e ameaças e, assim, orientar soluções por parte do poder público”, ressaltou.

“Espero que, por meio desse projeto, nós consigamos reunir os conhecimentos e as experiências necessários para promover, na Vara Estadual do Meio Ambiente, um trabalho de excelência, que atenda à imposição de solucionar os conflitos ambientais e que desperte, no povo cearense, a conscientização para a urgente necessidade de preservação do meio ambiente”, afirmou a juíza diretora do FCB e titular da Vema, Solange Menezes Holanda.

Estiveram presentes também o juiz Rômulo Veras Holanda, titular do Juizado Auxiliar Privativo da Vema; o juiz Edson Feitosa dos Santos Filho, titular do 2º Juizado Auxiliar das Varas de Família, Sucessões e Infância e Juventude e em respondência pelo Juizado Auxiliar Privativo da Vema; além dos magistrados Roberto Nogueira Feijó e Vanessa Maria Quariguasy Pereira (coordenador e integrante do Grupo do Meio Ambiente do TJCE, respectivamente); e a supervisora do Laboratório de Inovação (LabLuz) do TJCE, juíza Danielle Estevam, bem como servidoras e servidores.

Agenda2030