Conteúdo da Notícia

Juízes titulares das Varas de Execuções Penais de Fortaleza, no âmbito do Projeto Vozes da Liberdade, acompanhados de representantes Núcleo Fortaleza do Grupo Mulheres do Brasil

Varas de Execuções Penais lançam projeto para capacitação profissional e ressocialização de mulheres egressas do sistema penitenciário

Ouvir: Varas de Execuções Penais lançam projeto para capacitação profissional e ressocialização de mulheres egressas do sistema penitenciário

Uma parceria entre as Varas de Execuções Penais do Poder Judiciário do Ceará e o Grupo Mulheres do Brasil promoverá a capacitação de mulheres egressas do sistema penitenciário do Estado, contribuindo na ressocialização e qualificação profissional, com o oferecimento de oportunidades de trabalho que trarão a autonomia necessária para a plena integração na sociedade. A iniciativa faz parte do Projeto Vozes da Liberdade, lançado na última terça-feira (14/09), no hotel Blue Tree Towers, em Fortaleza.

A ação, que também contempla familiares do sexo feminino de egressos do sistema prisional, formará, inicialmente, 11 mulheres participantes nas técnicas de artesanato regional cearense, sob a supervisão da líder do Comitê de Artesanato do Núcleo Fortaleza, a empresária Ethel Whitehurst. Além da qualificação profissional, o projeto oferece a abertura de linha de financiamento pelo Fundo Dona de Mim, com carência de quatro meses e isenção total de taxas. Tal benefício permitirá que as participantes possam adquirir os insumos que darão origem ao seu pequeno negócio de artesanato, além do escoamento das peças produzidas pelo e-commerce Terra Artesã, que proporcionará o oferecimento ao grande público, pela internet.

A juíza Luciana Teixeira, titular da 2ª Vara de Execuções Penais da Capital, explicou que a parceria com o Grupo Mulheres do Brasil vem somar às práticas do Programa Um Novo Tempo do Judiciário cearense, que conta com atividades que têm a finalidade de reintegração social de egressos do sistema penitenciário. 

 

Segundo a magistrada, Vozes da Liberdade é um dos projetos mais completos já oferecidos para esse público no Ceará, “ao trabalhar de forma integral em três vertentes: a capacitação, a facilitação do crédito e o oferecimento de ferramentas de venda pela internet. Todos os envolvidos estão de parabéns por mais essa iniciativa”, destaca.

Estiveram presentes no lançamento do projeto os juízes titulares da 1ª, 2ª e 3ª Vara de Execuções Penais de Fortaleza, respectivamente, Raynes Viana Vasconcelos, Luciana Teixeira de Souza e Cézar Belmino Barbosa Evangelista Junior; Sonia Hess, vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil; Ethel Whitehurst, supervisora técnica do Projeto Vozes da Liberdade; e Annette Reeves, líder do Núcleo Fortaleza do Grupo Mulheres do Brasil.