Conteúdo da Notícia

Tribunal inaugura as novas instalações do Nupemec

Tribunal inaugura as novas instalações do Nupemec

Ouvir: Tribunal inaugura as novas instalações do Nupemec

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes, e a supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Tereze Neumann, inauguraram as novas instalações do órgão de conciliação e mediação. A solenidade ocorreu na tarde desta sexta-feira (17/11), no Palácio da Justiça, e contou com a presença de magistrados, servidores e membros da sociedade civil.
A estrutura foi ampliada para atendimento e conta agora com novas salas para mediação e conciliação, brinquedoteca e uma pequena biblioteca. Na ocasião, o presidente da Corte elogiou o trabalho da desembargadora. “Uma mulher muito comprometida, que se dedicou para organizar o espaço e melhorar a harmonização e a conciliação, tornando um ambiente mais alegre e que, com certeza, renderá bons frutos”, ressaltou ao elogiar também a atuação da desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que anteriormente foi supervisora do Núcleo.
“O espaço criado amplia as possibilidades não só pela estrutura que foi adequada para isso, como também para viabilizar o trabalho de quem aqui labuta para que tenha um ambiente mais agravável e possa produzir mais”, disse o desembargador.
À frente dos trabalhos, a desembargadora Tereze Neumann agradeceu ao presidente da Corte e a todas as pessoas envolvidas no projeto. “É uma importância única, pois a promoção da paz social significa que o judiciário está cumprindo a sua missão e contribuindo para essa harmonização da sociedade, para renovar os entendimentos e as energias e para que possamos incentivar cada vez mais a conciliação”, destacou.

Presente ao evento, o presidente da OAB Ceará, Marcelo Mota, também elogiou. “A iniciativa vem ao encontro dos anseios da sociedade e ao que inspira o Código de Processo Civil, para que as partes estejam sempre de braços abertos para conciliar, mediar, o que pode ter um resultado muito positivo. Quando o Tribunal inaugura uma instalação como essa responde aos anseios da advocacia cearense”.
HOMENAGEM
A sala de mediação recebeu o nome do desembargador Francisco Barbosa Filho, falecido no dia 30 de março deste ano. A família do magistrado esteve presente para receber a homenagem. “Foi com muita alegria que a família recebeu essa notícia. O meu pai foi um juiz muito comprometido, que dedicou a sua vida inteira ao trabalho. É uma felicitação saber que ele é lembrado por seus colegas, amigos e todos que fazem a história do judiciário estadual”, disse o filho do desembargador, o juiz federal Gustavo Barbosa.

O NUPEMEC
O Nupemec é o órgão do TJCE que gere a política de mediação e conciliação (práticas alternativas de resolução de litígios). Além de capacitação, cuida da implantação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs) nos fóruns e em faculdades, por meio de convênios. O Núcleo está localizado na sede do Tribunal, bairro Cambeba, em Fortaleza. A supervisora é a desembargadora Tereze Neumann Duarte Chaves, enquanto o coordenador é o juiz Sérgio Luiz Arruda Parente.