Conteúdo da Notícia

Juízes e servidores elogiam palestra sobre prevenção ao câncer de próstata

Juízes e servidores elogiam palestra sobre prevenção ao câncer de próstata

Ouvir: Juízes e servidores elogiam palestra sobre prevenção ao câncer de próstata

O Fórum das Turmas Recursais Professor Dolor Barreira promoveu, em alusão à campanha Novembro Azul, palestra sobre os riscos, diagnóstico precoce e prevenção do câncer de próstata. Magistrados, servidores e colaboradores participaram do evento, que ocorreu nesta sexta-feira (17/11), no auditório da Unidade Judiciária.
A temática foi explanada pelo médico especialista em Perícia e Clínica Médica e Medicina do Trabalho, Rômulo Fiúza. Na ocasião, o profissional explicou como a doença é desenvolvida, enfatizando os fatores de risco, sintomas, metástase (migração por via sanguínea), diagnóstico, biópsia e tratamento. “As pessoas estavam atentas, perguntaram bastante sobre o assunto. É muito importante esse tipo de iniciativa porque desperta no público a consciência da prevenção, da realização do exame, e ajuda a quebrar o gelo em relação ao tema”, ressaltou.
A diretora do Fórum e integrante da 3ª Turma Recursal, juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, destacou que o “conteúdo abordado foi muito rico e especializado. O palestrante trouxe muitas informações que são importantes não só para os homens, mas para todas as pessoas. Todo mundo tem um amigo, um irmão, um parente, ou um conhecido, que precisa ser alertado. Foi excelente. Os servidores ficaram muito satisfeitos com o que foi apresentado.
O juiz Antônio Alves de Araújo, da 1ª Turma, também se manifestou. “Todos nós, homens, temos a necessidade de fazer a prevenção sistematicamente. Essa história de preconceito ou medo é tolice. Tenho 63 anos e faço desde os 48. Não tive nenhum problema quanto a isso, pelo contrário, tenho prevenido e cuidado da minha saúde. A diretora foi muito feliz em convidar um médico para enfatizar e tirar dúvidas de um assunto tão importante como esse. Foi muito boa e elucidativa”, reconheceu.
O analista judiciário Antônio José Martins, de 55 anos, está há cinco sem realizar o exame. Após tomar ciência sobre os riscos da doença, garantiu que vai fazer a avaliação o mais rápido possível. “Gostei muito. A intenção agora é de me programar para fazer o exame. Não vou mais procrastinar. Hoje tive a certeza da gravidade desse tipo de câncer”.
Para o funcionário Fábio Alesson Gomes, de 45 anos, o evento serviu para reforçar ainda mais os cuidados que ele tem com a saúde. “Anualmente faço o teste de PSA [sigla para Prostate-Specific Antigens, ou antígenos específicos da próstata em português], que serve para detectar precocemente o câncer porque mede a concentração dessa partícula no sangue. Agora que já completei 45 anos, passarei a fazer o toque retal sem nenhum problema. Precisamos deixar a vergonha e o preconceito de lado. Saúde é coisa séria”.
Também estiveram presentes os juízes das Turmas Recursais André Aguiar Magalhães, Irandes Bastos Sales, Flávio Luiz Peixoto Marques e Geritsa Sampaio de Araújo.