Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça ministrará cursos  sobre conciliação e mediação

Tribunal de Justiça ministrará cursos sobre conciliação e mediação

Ouvir: Tribunal de Justiça ministrará cursos sobre conciliação e mediação

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), capacitará conciliadores e mediadores judiciais, entre os meses de agosto e outubro deste ano. Os cursos, oferecidos em parceria com instituições públicas e privadas, terão cinco módulos, com carga horária de 80 horas/aula.
As datas, a programação e as estratégias da capacitação foram definidas nesta quarta-feira (10/08), durante reunião. A assessora pedagógica da Presidência do TJCE e membro diretora executiva do Núcleo, Veridiana Monteiro Chaves, presidiu o encontro, que contou com a participação da professora Lília Maia Morais Sales, presidente do Instituto de Mediação Brasil e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza (Unifor).
O treinamento é destinado aos magistrados e servidores do Poder Judiciário cearense. Os futuros conciliadores e mediadores vão trabalhar, voluntariamente, nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos, que serão instalados em Fortaleza e no Interior do Estado.
O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais busca propiciar maior rapidez às pendências judiciais, por meio da cultura da solução consensual e pacífica dos conflitos.
MÓDULOS
O primeiro será sobre ?Introdução aos meios alternativos de solução de conflitos?. O segundo trata da ?Conciliação e suas técnicas?. No terceiro, os treinandos terão aulas sobre ?Mediação e suas técnicas?.
O módulo específico dos magistrados tem como título ?Os meios alternativos de solução de conflitos? e apresenta os principais métodos alternativos de solução de conflitos e suas aplicações. O último, destinado aos servidores, terá como tema ?Da atuação no Centro de Resolução de Disputas?.