Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça do Ceará inaugura novas varas em Icó e Acopiara para ampliar o atendimento à população da região Centro-Sul

Ouvir: Tribunal de Justiça do Ceará inaugura novas varas em Icó e Acopiara para ampliar o atendimento à população da região Centro-Sul

Para proporcionar serviços cada vez mais céleres e eficientes ao cidadão, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) segue ampliando a prestação jurisdicional pelas comarcas do Interior do Estado. Na manhã desta segunda-feira (14/03), a presidente do Tribunal, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, esteve na Comarca de Icó para inaugurar a 2ª Vara Cível do Município. Com a nova instalação, Icó passa a contar com quatro unidades judiciárias (duas cíveis, uma criminal e um Juizado Especial Cível e Criminal).

“Há 30 anos, exerci aqui minhas atividades profissionais e aprendi muito a lidar com as pessoas e a prestar meu serviço jurisdicional. Hoje, retorno como presidente do Tribunal de Justiça. Após 13 meses de Gestão, depois de um período acometido pela pandemia, Deus me permitiu circular pelos municípios do Interior do Ceará, trabalhando com o Programa Avançar, focado na melhoria das condições de trabalho em unidades do Interior. Com a nova Vara, a população de Icó passará a ter uma maior assistência. O Judiciário vem, cada vez mais, se preocupando com a qualidade do serviço prestado ao cidadão”, disse a presidente da Corte.

A magistrada também enfatizou a importância da conciliação na solução de conflitos. “Através das audiências de conciliação, sua causa pode ser resolvida, restaurando, inclusive, as relações que estavam estremecidas. A Justiça busca hoje, não só resolver os conflitos, mas trazer a paz social. Se você quer resolver seu litígio, busque a Justiça por meio da conciliação”, disse.

A 2ª Vara Cível ficará sob a respondência da juíza auxiliar Yanne Maria Bezerra de Alencar. “Particularmente, a participação deste momento perante a sociedade icoense simboliza um marco de renovação de ânimo. São notórios os esforços empreendidos pela atual Administração do Tribunal de Justiça em conferir melhores condições de trabalho para juízes e servidores, na medida em que concretiza um plano de gestão com a especial atenção ao Interior do Estado, com instalações dignas, modernas e adequadas”.

O diretor do Fórum de Icó, juiz Ramon Aranha da Cruz, afirmou estar “feliz com a instalação da nova unidade, pois o fortalecimento da estrutura judiciária local traz direta repercussão junto à população, que passa a ter melhor suporte de atendimento. O Programa Avançar reforça o compromisso da Presidência do Tribunal em promover, mediante a projetos voltados à humanização, infraestrutura e tecnologia, uma entrega de serviço mais ágil e eficiente”.

Em seguida, a presidente do TJCE e sua equipe de gestores estiveram reunidos com os juízes que atuam na Comarca de Iguatu.

AMPLIAÇÃO TAMBÉM EM ACOPIARA

À tarde, a chefe do Judiciário cearense, acompanhada do desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, também inaugurou a 2ª Vara Cível da Comarca de Acopiara. Com a nova instalação, o Município contará com três varas, incluindo a Única Criminal e a 1ª Vara Cível. “Este dia 14 de março entra para a história. Na condição de presidente de Tribunal de Justiça do Ceará, venho fazer essa viagem à região Centro-Sul para trazer boas-novas. De manhã, inaugurei uma vara em Icó e agora, em Acopiara. A comunidade se beneficia com mais uma unidade e mais um juiz chega à Comarca para somar. Nós que integramos a Gestão, estamos focados em promover melhores condições de trabalho para os que fazem o Judiciário estadual”, disse.

Respondendo pela 2ª Vara Cível, o juiz Daniel Couto Bem parabenizou a Administração da desembargadora Nailde Nogueira pela “sensibilidade que lhe é peculiar, por sempre tentar trazer o jurisdicionado para próximo do Poder Judiciário”. O diretor do Fórum de Acopiara, juiz Francisco Hilton de Luna Filho, também destacou a importância da iniciativa. “Este momento é de celebração. A instalação da nova unidade vem nos prestigiar e auxiliar a alcançar nossos objetivos de garantir direitos para distribuir Justiça aos cidadãos do Ceará”.

Para a advogada Milda Noronha, presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, é uma satisfação receber a nova vara. “Essa unidade vai trazer um olhar mais especializado e priorizado do magistrado e do servidor para a demanda da adoção e da infância e juventude. Quero agradecer à desembargadora Maria Nailde por caminhar junto com os jurisdicionados, juízes, servidores e advogados”.

PROGRAMA AVANÇAR
A instalação das novas varas integra o Programa Avançar, pacote de projetos do TJCE voltados à humanização, à infraestrutura e à tecnologia, que objetiva proporcionar melhores condições de trabalho para magistrados, servidores e colaboradores do Judiciário, permitindo a entrega de serviços cada vez mais ágeis ao cidadão que procura a Justiça cearense, contribuindo para o aumento da prestação jurisdicional.

Clique na GALERIA para ver mais fotos das inaugurações.